| 08/01/2010 11h19min
O comando do governo do Estado de Santa Catarina chegou a sua terceira linha de sucessão. O presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador João Eduardo Souza Varella, assumirá o cargo durante a ausência do governador Luiz Henrique da Silveira, que viaja para a Itália no próximo dia 22.
O vice-governador Leonel Pavan também estará no exterior. Ele embarca para o Marrocos em 22 de janeiro para firmar contratos com o porto de Tanger. Ele espera desenvolver o comércio internacional entre Santa Catarina e o norte da África.
O nome de Varella entrou na roda após o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jorginho Mello (PSDB), o segundo na linha sucessória definida pela Constituição do Estado, declinar da interinidade.
— Na verdade, assumir o governo é um dever constitucional por causa da ordem sucessória, embora eu o faça com muita honra — diz Varella.
O desembargador afirma que não tem plano para viajar neste
período em que estiver à frente do governo. Ele
também conta que não chegou a avaliar que tipo de obra gostaria de executar como figura pública.
— Nunca pensei nesta situação, afinal minha vocação é a magistratura. Estou assumindo apenas para concluir uma determinação constitucional. Minha permanência será de representação e não de administração — diz ele.
Presidente do TJ desde fevereiro de 2009, Varella integra a magistratura catarinense há 37 anos e já foi juiz de Direito em diversas comarcas do interior. Varella afirma que ainda não foi informado se passará o cargo ao vice-governador quando ele voltar de Marrocos, no dia 27. O retorno de Luiz Henrique está previsto para 2 de fevereiro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.