| 08/09/2011 22h27min
Objetivo cumprido. Na noite desta quinta, o Grêmio foi a Salvador em busca da segunda vitória consecutiva e também a segunda fora de casa no Brasileirão, e a primeira longe do Olímpico sob o comando de Celso Roth. E deu certo. Na etapa inicial, jogando bem, o Tricolor gaúcho abriu vantagem de 2 a 0. No segundo tempo, o jogo mudou de figura. Mas, mesmo no sufoco, os gremistas se seguraram. Levaram um gol, de Souza, mas o placar fechou em 2 a 1 em Pituaçu.
Veja mais:
> Identificado com o Grêmio, Julio Cesar afirma: "Reencontrei a alegria de jogar"
> Roth elogia primeiro tempo do Grêmio, mas lamenta chances perdidas
> Victor diz que precisava jogar bem para espantar críticas
> A galeria de fotos da partida
> Veja os gols de Bahia 1x2 Grêmio
> Confira os principais lances do jogo no minuto a minuto
Com a vitória, o Grêmio pulou para o 13º lugar, com 27 pontos, abrindo seis da zona de rebaixamento. Já o Bahia fica em 16º, com 24, colado no Z-4.
Grêmio domina
Com apenas uma mudança na equipe titular em relação ao jogo anterior – Brandão no lugar do suspenso André Lima –, o Grêmio foi para cima já nos primeiros minutos. Embalado pela goleada sobre o Atlético-PR na rodada passada, o time jogou bem, trocando passes e chegando com qualidade ao ataque.
Pelo lado esquerdo, Julio Cesar fez as principais jogadas combinadas com Escudero. Brandão, na área, se posicionava buscando principalmente o jogo aéreo.
Aos quatro minutos o Grêmio conseguiu já contava com uma jogada perigosa a seu favor. Escudero lançou Julio Cesar, que concluiu em cima do goleiro. No rebote, lá estava o argentino, pronto para finalizar. Mas mandou por cima do gol.
Enquanto isso, pelo lado direito, Mário ajudava mais na marcação. E por ali, Carlos Alberto foi um dos adversários que mais recebeu atenção. O ex-jogador do Grêmio só conseguiu avançar com certo perigo no início do jogo, mas não conseguiu o objetivo.
Jogo marcou o reencontro de Carlos Alberto com o Grêmio
Foto: Felipe Oliveira, PressDigital
Aos 11 e aos 13, o Bahia bem que tentou. Primeiro parou na marcação da defesa, com Ricardinho penetrando na área, lançando Carlos Alberto, que não conseguiu completar a jogada com Souza, e depois em um lance de escanteio, com uma bola empurrada por Fahel, que Victor pegou.
Mas só dava Grêmio. Aos 18, Escudero lançou para a área e Douglas ajeitou para Brandão. O centroavante tentou com o pé e o goleiro Tiago colocou para escanteio.
Brandão desencanta, e Escudero faz mais um
Dez minutos depois, o que estava anunciado aconteceu. O Grêmio abriu o placar. Brandão, com a missão de substituir o jogador que fez três gols no último jogo, fez o dele. O primeiro com a camisa do Tricolor, e na sua melhor característica: pelo alto.
A jogada foi da dupla Escudero-Julio Cesar. O argentino lançou para o lateral, que fez o cruzamento na medida certa. Brandão subiu e colocou para as redes.
E assim o Grêmio continuava atuando no Pituaçu: com bom toque de bola e superioridade, empurrando o adversário para o seu campo. Antes de sair o segundo gol, uma investida perigosa parou no goleiro Tiago três vezes. Rochemback arriscou da entrada da área e ele espalmou. No rebote, Julio Cesar tentou, em uma nova defesa. A última tentativa foi de Brandão, que concluiu para o goleiro colocar para escanteio.
Aos 34, Escudero ampliou a vantagem do Grêmio na partida, com seu segundo gol com a camisa tricolor no Brasileirão. Douglas driblou o marcador e cruzou para Brandão, que cabeceou na trave. No rebote, o argentino soltou a bomba, com endereço certo: 2 a 0.
Uma goleada poderia ter sido iniciada aos 43 minutos, quando o árbitro da partida marcou um pênalti inexistente em cima de Douglas. Fabinho entrou por baixo para tirar a bola do camisa 10 gremista, que caiu fora da área. O próprio meia cobrou. Mas errou. Chutou por cima.
Bahia volta melhor
No intervalo, Joel Santana fez uma substituição. Tirou o lateral Marcos para a entrada de Maranhão, da mesma posição. E o Bahia voltou com tudo. O jogo mudou em relação ao primeiro tempo.
Carlos Alberto, em cruzamento da direita aos três minutos, mostrou que a equipe da casa tentaria a recuperação. O lançamento foi para Souza, que subiu alto e cabeceou, mas Victor fez bela defesa, tocando por cima do gol para a linha de fundo.
Aos oito, Maranhão rolou a bola na área, Souza tentou empurrar para o gol, mas Rochemback conseguiu tirar quase de cima da linha.
Até que saiu o gol do Bahia. Em novo pênalti duvidoso no jogo, já que Reinaldo caiu na área entre dois jogadores, sem ser empurrado, o time da casa aproveitou. Souza cobrou e Victor acertou o canto, mas não pegou.
O juiz, que já havia distribuído amarelos para jogadores do Bahia ainda no primeiro tempo, mostrou o cartão para Fábio Rochemback, aos 15 minutos, por reclamação. Com isso, o capitão gremista fica fora contra o São Paulo. Foi o terceiro dele.
O Grêmio tentava esboçar uma reação. Mas parava na marcação. Tinha dificuldades de passar da linha do meio-campo.
Em uma boa oportunidade na bola parada, aos 24, Douglas desperdiçou. Ele rolou a bola no gramado, e na entrada da área os jogadores gremistas que ali estava não entenderam. O goleiro fez a defesa com tranquilidade.
Um minuto depois, Escudero tentou tabelar com Brandão, mas o centroavante não conseguiu acompanhar a velocidade do argentino da intermediária até a área. A defesa do Bahia recuperou a posse.
Joel Santana fez nova substituição aos 26, com Jones no lugar de Ricardinho. No outro reservado, Celso Roth pensava nas suas primeiras trocas. Em seguida, chamou Adilson e Leandro. O atacante teve que esperar, enquanto o volante entrou no lugar de Escudero, um dos melhores do jogo. Depois de quatro minutos, Marquinhos saiu para a entrada de Leandro.
Na primeira partitipação, o atacante sofreu falta boa para o Grêmio, pelo lado esquerdo da área. Mas a cobrança de Douglas foi curta, e na troca de passes a equipe não conseguiu ameaçar.
Agonia final
Nos minutos finais, Victor salvou o Grêmio. Carlos Alberto recebeu na área, levantou e Jones cabeceou livre. O goleiro tricolor já estava batido no lance, mas se recuperou e conseguiu tirar com uma das mãos.
O juiz deu quatro minutos de acréscimo. Tempo demais para o Grêmio, que já estava pressionado, e sofreu mais um pouco até o apito final. Aos 47, Celso Roth promoveu a entrada de Gabriel no lugar de Douglas, mais para ver o cronômetro correr e logo terminar do que qualquer outra coisa.
Exatamente aos 49, o juiz deu fim à partida, com placar de 2 a 1 para o Grêmio. Fim da agonia, e objetivo alcançado fora de casa pelos gremistas.
Ficha do jogo:
Bahia (1)
Tiago; Jancarlos (Maranhão), Titi, Paulo Miranda e Marcos; Fabinho, Fahel, Ricardinho (Jones) e Carlos Alberto; Reinaldo e Souza (Junior).
Técnico: Joel Santana.
Grêmio (2)
Victor; Mário Fernandes, Saimon, Edcarlos e Julio Cesar; Fernando, Fábio Rochemback, Marquinhos (Leandro), Douglas (Gabriel) e Escudero (Adilson); Brandão.
Técnico: Celso Roth.
Brasileirão 2011, 22ª rodada
Estádio: Pituaçu, em Salvador.
Horário: 20h30min.
Arbitragem: Felipe Gomes da Silva (Rio de Janeiro), auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (Fifa/Rio de Janeiro) e Lilian Fernandes Bruno (Rio de Janeiro).
Gols: Brandão e Escudero, aos 28 e 35 minutos do 1º tempo (Grêmio); Souza, aos 12 minutos do 2º tempo (Bahia).
Cartões amarelos: Titi, Ricardinho, Souza, Fabinho (Bahia); Brandão, Rochemback, Mário Fernandes, Saimon, Victor (Grêmio).
Próximos jogos:
11/09 - Grêmio x São Paulo
17/09 - Vasco x Grêmio
22/09 - Grêmio x Botafogo
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.