Notícias

Esportes  | 06/09/2011 07h10min

Da fuga à Seleção: as dificuldades de Mário até a primeira chance com Mano

Convocado pela primeira vez para a Seleção, jogador do Grêmio precisou ultrapassar obstáculos para chegar ao topo

Vinicius Rebello  |  vinicius.rebello@rbsonline.com.br

A saudade da família quase acabou com a carreira do mais novo lateral-direito da Seleção Brasileira. Contratado em 2009 pelo Grêmio, junto ao São Caetano, como uma promessa para a zaga, o jogador não se adaptou à vida em Porto Alegre e "fugiu" da capital gaúcha após o primeiro treino no Estádio Olímpico. Foi encontrado em Jundiaí, no interior paulista, três dias depois. Convencido por familiares, decidiu tentar mais uma vez a sorte no Grêmio.

> A lista de convocados para o amistoso contra Argentina
> Mário Fernandes comemora convocação

Passou por um tratamento psicológico e hoje, com a mente em paz, brilha como lateral-direito do Tricolor. Nesta segunda-feira, foi convocado pela primeira vez para a Seleção e irá integrar o grupo que enfrenta a Argentina, em amistoso no dia 14 de setembro, na cidade de Córdoba. Apesar de curta, a carreira de Mário Fernandes já oscilou bastante.


Mário "fujão"

O começo foi difícil. A fuga de Mário Fernandes do Grêmio em 2009 foi objeto de investigação policial. Como os familiares também não sabiam do seu paradeiro, procuraram ajuda. O titular da Delegacia de Homicídios e Desaparecidos de Porto Alegre, Bolívar Llantada, passou um dia em São Paulo para interrogar o jovem, então com 18 anos.

Descartada a hipótese de crime, Mário voltou para o Grêmio. Passou alguns dias se recuperando emocionalmente antes de começar a treinar com o time de juniores. Bastaram alguns trabalhos para que ele fosse alçado ao grupo principal pelo técnico Paulo Autuori.

 

Foto: Valdir Friolin

 

Estreia na lateral logo em um clássico

A primeira oportunidade no time de profissionais veio contra o Sport, no Brasileirão de 2009, em uma partida que o Grêmio usou grande parte da equipe reserva. Apesar da derrota de 3 a 1 na Ilha do Retiro, a atuação na zaga agradou.

Mário assumiu pela primeira vez a lateral-direita titular do Tricolor no Gre-Nal dos 100 anos, vencido pelo Grêmio por 2 a 1, no Estádio Olímpico, ainda em 2009. A primeira mostra foi muito boa. Sem um jogador de destaque atuando nesta posição, ganhou a confiança de Autuori e assumiu a titularidade pelo lado do campo.

O bom rendimento fez com que Mário Fernandes roubasse, naquela época, a condição de objeto do desejo de clubes europeus, que, até então, pertencia a Douglas Costa no Olímpico. Olheiros de Manchester City, Real Madrid, Barcelona e Juventus passaram a se revezar no camarote que é mantido pelo empresário Jorge Machado no campo do Grêmio para observar o atleta.


Lateral ou zagueiro?

No começo de 2010, a diretoria gremista tinha como meta fixar Mário Fernandes na zaga. Por se tratar de um defensor diferenciado, com força e velocidade, os dirigentes acreditavam que sua presença na zaga seria mais útil para a equipe. Porém, logo no começo da temporada, durante o Gre-Nal disputado em Erechim, pelo Gauchão daquele ano, Mário começou a sentir dores no ombro.

Foi obrigado a passar por uma cirurgia para corrigir o problema. Ficou praticamente toda a temporada de 2010 em tratamento.

Em 2011, já sob o comando de Renato, o problema de Mário Fernandes era outro: a noite de Porto Alegre. Chegou a faltar um treino. Foi repreendido e afastado pelo técnico. No entanto, quando surgiu uma nova oportunidade, não desperdiçou. 

— O Mário sabe jogar, o que precisava era se ajudar. Aqui todo mundo gosta dele. Quando eu o puni, afastei, chamei atenção, é porque ele não estava fazendo isso. Eu tive a idade dele, e fizeram isso comigo, e me ajudaram muito. Aprendi. Ele precisava tomar uma dura, que mexesse no bolso, para acordar. Eu falei para ele que o tempo passa. Ele tem que ser titular do Grêmio, é bom jogador, merece ganhar dinheiro. Da forma que ele estava se comportando não iria fazer isso. Mas ele melhorou, mudou a cabeça, tem se dedicado — disse Renato Gaúcho em junho deste ano.

Com as seguidas lesões de Gabriel, Mário Fernandes teve uma sequência na lateral direita. Tomou conta da posição e é o atual titular da equipe. Apesar do alto salário e do prestígio, hoje Gabriel é reserva.

A boa fase de Mário Fernandes rendeu elogios também do técnico Celso Roth. Ao final de uma entrevista coletiva, ao ser perguntado sobre o jogador, Roth, que já caminhava em direção ao vestiário, virou-se para os jornalistas e disparou: 

— O Mário é craque.



Próximos jogos:
08/09 - Bahia x Grêmio
11/09 - Grêmio x São Paulo
17/09 - Vasco x Grêmio







Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011








Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro




CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.