Notícias

 | 26/08/2011 08h11min

UFC Rio estreita ainda mais relação entre futebol e MMA no Brasil

Minotauro, Anderson Silva e Paulo Thiago defenderão as cores de Inter, Corinthians e Cruzeiro, respectivamente, no evento

Tomás Hammes  |  tomas.rodrigues@rbsonline.com.br



Uma das mais novas estratégias do marketing esportivo é unir o esporte favorito dos brasileiros ao dos ringues, que tem levado milhões de espectadores e fãs ao redor do mundo a vibrar com os golpes desferidos no octógono. A crescente aproximação do MMA com o futebol terá um capítulo especial neste sábado. Três dos lutadores que disputarão o UFC Brasil, no HSBC Arena, no Rio de Janeiro, acertaram acordos com clubes. Um pouco desta lucrativa parceria poderá ser vista, com a disputa do cinturão dos pesos médios, entre Anderson Silva, patrocinado pelo Corinthians, e o japonês Yushin Okami. Além dele, Paulo Thiago representará o Cruzeiro diante de David Mitchell e o novo colorado, Rodrigo Minotauro, contra o americano Brendan Schaub.

– O movimento (de aproximação do MMA com o futebol) começou antes do Anderson. O Shogun é um torcedor apaixonado pelo Coritiba. O José Aldo e o Vitor são fanáticos pelo Flamengo. Começou assim, muito mais no amor, do que em uma relação contratual. O futebol é o maior esporte do mundo. Nada melhor do que trazer esse público do futebol para o MMA, que está crescendo. Criamos um formato para inserir a marca do clube em um cenário que cresce cada vez mais – afirmou o gerente da Garra Sports Marketing, Alexandre Franklin.

Foto: Divulgação, UFC

Foi através da Garra que o caminho de Minotauro e do Inter se cruzou. O CEO da empresa, Luís Bodanese, é torcedor fanático colorado e procurou a direção do clube para firmar a parceria.

Leia mais:

>>> Vitor Belfort critica jogadores de futebol e defende o MMA: "Vamos mostrar a seriedade do UFC"
>>> Minotauro diz que se identifica com o Inter: "Um time de raça"
>>> Contratação de Minotauro repercute no Twitter e lutador agradece apoio dos colorados
>>> Inter no UFC Brasil: colorado fecha contratação de Minotauro
>>> UFC 17.5 x UFC 134: em quase 14 anos, o que mudou entre as duas edições do evento no Brasil
>>> Lenda do MMA, Royce Gracie fala da carreira e do desejo de revanche contra Matt Hughes

Franklin lembrou que a empresa realizou uma pesquisa no mercado para ver com qual time o ex-detentor dos títulos dos pesados no UFC e no Pride poderia se associar. As características de ambos (Minotauro e o Colorado) e o amor do empresário para com o Inter foram determinantes para a concretização do negócio. E foi além. Colocou o clube como uma das principais marcas da atualidade:

– A gente buscou as características do Rodrigo (Minotauro) e viu que ele se encaixava com o Inter. Ele é um cara guerreiro, disciplinado. Após analisarmos o mercado, encontramos três marcas realmente conhecidas no mundo: UFC, Minotauro, mais conhecido fora do que no Brasil, e o Inter, que vem ganhando tudo.


Foto: Divulgação, UFC


Tão logo as partes anunciaram o acerto, a página de Minotauro no microblog Twitter foi invadida por mensagens de apoio dos colorados. Os torcedores estão procurando o peso pesado para incentivá-lo diante de Brendan Schaub. No treino aberto realizado na praia de Copacabana na última quarta-feira, o baiano vestiu um agasalho e uma camisa do Inter. Para Alexandre, a decisão já é um sucesso:

– A escolha foi certa. Ele é parado pelos gaúchos aqui no Rio. O retorno está sendo sensacional. O Twitter dele está frenético. Tem sido muito legal.

Os outros casos

Saiba mais:

>>> Comentaristas analisam as diferenças entre o Pride e o UFC?
>>> Por dentro do UFC: conheça as regras do evento
>>> Pentacampeã mundial de jiu-jitsu, Kyra Gracie estuda possibilidade de migrar para o MMA
>>> Para Minotauro, disputar o UFC no Brasil será a realização de um sonho
>>> Para fazer história: Cigano pode ser o 10º brasileiro campeão do UFC
>>> Lyoto Machida espera recuperar cinturão dos meio-pesados do UFC
>>> Árbitro brasileiro no UFC aposta no sucesso do evento no país: "Vocês verão a força do MMA"

Anderson Silva fechou contrato com o Corinthians ainda em agosto. O lutador é torcedor declarado do Timão. Após a vitória sobre o compatriota Vitor Belfort, o principal nome do esporte na atualidade vestiu a camisa do clube no octógono, no UFC 126, em 5 de fevereiro. Na entrevista coletiva de quinta-feira, Yushin Okami, que desafiará o Spider, como o campeão é conhecido, apareceu com uma bandeira do Flamengo com o rosto de Ronaldinho.


Foto: Wander Roberto, UFC


A carreira de Anderson já era agenciada pela 9ine, empresa de marketing esportivo de Ronaldo. O ex-jogador, maior artilheiro da história das Copas do Mundo, com 15 gols, terminou sua carreira no clube do Parque São Jorge e, mesmo longe dos gramados, continua ligado ao Timão.


Foto: Divulgação, UFC


Maurício Shogun é torcedor fanático do Coritiba. No dia 6 de dezembro de 2009, o clube enfrentou o Fluminense pela última rodada do Brasileirão. O empate em 1 a 1 no Couto Pereira culminou com o rebaixamento da equipe. Revoltados com a situação, os torcedores do Coxa promoveram uma confusão tanto dentro quanto fora do estádio. O ex-campeão da categoria meio-pesados do UFC e do Pride estava no estádio. Um dos alunos de sua academia esteve envolvido no tumulto e foi expulso tão logo o lutador teve ciência do fato. Vitor Belfort é flamenguista. Chegou a atuar nas categorias de base do clube da Gávea. José Aldo, campeão dos pesos pena, também torce para o rubro-negro.

– Os clubes brasileiros se envolveram em diferentes modalidades. Não estão fugindo da história. Se os clubes forem inteligentes, poderão expandir ainda suas marcas – finaliza.

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.