| 05/08/2011 08h10min
Nove dias de expectativa e ansiedade marcaram a vida profissional de Graciele Hermann em 2011. Dia 25 de abril, a jovem nadadora gaúcha foi a segunda colocada, com o tempo de 25s81, na prova dos 50 metros livre durante a Tentativa para o Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai.
A vaga para o Pan-Americano ficava mais próxima, mas ainda não estava garantida. Faltava a última seletiva para Guadalajara que aconteceria na semana seguinte: o Troféu Maria Lenk. Era preciso que nenhuma brasileira, com exceção de Flávia Delaroli que já havia vencido a prova anterior, superasse o tempo de Graciele nas piscinas.
E foi o que aconteceu. No dia 4 de maio a participação de Graciele Hermann no Pan foi confirmada. Com pouca experiência internacional, a nadadora de 19 anos do Grêmio Náutico União pode comemorar a conquista e projetar a competição:
— Estávamos trabalhando duro para isso, então eu colhi meus frutos. Estou indo com o objetivo de fazer meu melhor lá, dar tudo de mim e o que vier será consequência — disse Graciele em entrevista ao clicEsportes.
O início
Quem vê Graciele nadando em piscinas com grandes profundidades atualmente nem imagina porque a atleta começou a praticar o esporte. Natural de Pelotas, ela sofria com o medo da água na sua infância e com as brincadeiras dos irmãos e primos. A natação foi o meio encontrado para superar o trauma:
— Eles me davam muitos caldinhos e eu disse para minha mãe: ‘Não, mãe, eu vou começar a nadar para dar caldinho neles também' — lembra.
Foi assim que, aos 12 anos, Graciele iniciou as aulas no Clube Brilhante, em sua cidade natal. Já aos 14 fez sua primeira participação no Campeonato Brasileiro e no ano seguinte realizou o sonho de vir para Porto Alegre treinar no Grêmio Náutico União.
— Comecei a ver a natação como uma profissão quando eu cheguei no União. Sabia que estava em um clube de ponta do Rio Grande do Sul e tinha que aproveitar a oportunidade — afirma Graciele.
Inicialmente trabalhando com o técnico Christiano José Klaser e, desde 2009, com o técnico Frederico Guilherme Guariglia, Graciele integrou duas vezes a seleção brasileira e obteve o melhor índice técnico no Campeonato Sul-Brasileiro em 2010.
Preparação e sonho olímpico
Com foco exclusivo nos Jogos Pan-Americanos até outubro, Graciele Hermann divide a rotina de treinos em dois turnos com as aulas da faculdade de fisioterapia à noite. A proximidade da competição em Guadalajara alterou a preparação da atleta, que fará exercícios de base para ganhar mais velocidade e um treinamento em altitude algumas semanas antes do desafio.
Empolgada com a classificação para o Pan, Graciele já sonha com as piscinas olímpicas de Londres ou do Rio de Janeiro.
— O Pan é a minha grande oportunidade de adquirir experiência para pensar na Olimpíada de 2012, a curto prazo, e na de 2016 a longo prazo — projeta a nadadora.
A nadadora de 19 anos do Grêmio Náutico União está com vaga confirmada nos Jogos Pan-americanos
Foto:
André Antunes, Divulgação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.