| 15/07/2011 08h10min
Rio de Janeiro, 2007. Uma jovem judoca brasileira surpreende a todos, conquista a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos e desponta como a grande promessa do esporte no país. Era Mayra Aguiar que, com apenas 15 anos, chegou à final contra a norte-americana Ronda Rousey, pela categoria -70kg, e subiu ao pódio diante de milhares de compatriotas que lotavam o ginásio do Complexo Esportivo Riocentro.
– O Pan foi uma competição muito gostosa, que marcou minha carreira. Era em casa e eu tinha toda a torcida e a mídia voltadas para mim – lembrou Mayra em entrevista exclusiva ao clicEsportes.
Quatro anos depois, Mayra já não é mais uma promessa. Melhor do Brasil em sua categoria, a atleta gaúcha se prepara para retornar à competição que lhe deu projeção internacional e embarcar para o Pan-Americano de Guadalajara, no México, em busca do ouro. Além da maturidade, ela leva outra mudança na bagagem: passou a competir entre os meio-pesados, até 78kg, e parou de lutar contra a balança.
– Esta categoria é muito forte, minhas principais adversárias serão as cubanas e as americanas. Mas quero dar o meu melhor e conseguir a medalha de ouro – garante Mayra.
>> Veja mais sobre a atleta no blog Geração 2016
O início
Como toda criança agitada, Mayra Aguiar ocupava parte do seu tempo na infância com atividades físicas. Natação, ballet e ginástica olímpica foram algumas das modalidades praticadas por ela antes de descobrir o judô. Por influência do pai, que lutava caratê e taekwondo, Mayra pisou nos tatames pela primeira vez aos seis anos.
– Já fiz vários esportes, mas o que sempre me chamou atenção foi o judô – revela.
Em 2003, a gaúcha entrou na Sogipa, seu atual clube, através do atletismo e foi descoberta pelo treinador Antônio Carlos Pereira, o Kiko. Com muito potencial e treinando ao lado de atletas já consagrados, como o bicampeão mundial João Derly e o medalhista de prata em Sidney Tiago Camilo, não demoraria muito para Mayra despontar no judô, como previu Kiko quando ela ainda iniciava a carreira:
– Quem tem persistência para aguentar o ritmo deles, que é muito forte, tem que dar certo.
E deu.
As conquistas
Em 2006, veio o primeiro título internacional de Mayra Aguiar ainda na categoria júnior. A gaúcha foi medalha de bronze no Campeonato Mundial sub-20 - marca repetida em 2009 e superada em 2008 e 2010, quando conquistou a prata e o ouro, respectivamente.
Classificada para a Olimpíada de Pequim em 2008, e sob forte pressão após o bom desempenho no Pan-Americano do ano anterior, Mayra deixou escapar a esperança de pódio logo na estreia, quando foi eliminada pela espanhola Leire Iglesias.
Dois anos depois, Mayra Aguiar superou a decepção de Pequim e derrotou todas as medalhistas olímpicas no Campeonato Mundial Sênior, em setembro de 2010. Além da prata, a judoca saiu de Tóquio com uma marca histórica: a primeira brasileira a chegar a uma final do Mundial de Judô. Mas se engana quem acha que ela ficou satisfeita com tal feito. Para a competição de 2011, Mayra promete:
– Ficou aquele gostinho de quero mais, quero buscar o ouro.
Eleita a atleta da década pela Federação Gaúcha de Judô no ano passado, a boa fase de Mayra Aguiar se manteve em 2011. Em três Grand Slams disputados, ela garantiu o bronze em Paris e Moscou e o ouro no Rio de Janeiro, quando conseguiu uma revanche contra a norte-americana Kaila Harrison, que venceu a gaúcha na decisão do Mundial.
Além dos títulos conquistados, Mayra comemora a estabilidade financeira e a independência alcançadas com o esporte. Morando com a irmã em um apartamento alugado pela Sogipa e cursando faculdade de Educação Física, ela se orgulha em contar que juntou dinheiro por dois anos e o valor de algumas premiações para realizar um sonho: comprar um carro 0km. Agora, quer ir mais além:
– Quero comprar uma casa.
Olimpíada de 2012
– Sonho todas as noites com a medalha olímpica. Vou treinar forte para buscá-la em Londres – disse Mayra Aguiar há quase um ano.
E o sonho da judoca está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Na última segunda-feira, a Federação Internacional de Judô divulgou a atualização do ranking mundial da modalidade e Mayra Aguiar está dentro dos critérios de classificação para a Olimpíada de 2012, em Londres.
Quinta colocada na categoria até 78kg, a gaúcha está com vaga praticamente garantida, já que as 14 mulheres mais bem colocadas da lista ganham o direito de disputar os Jogos Olímpicos. Com isso, após o término do Mundial e dos Jogos Pan-Americanos, o foco da atleta passa a ser exclusivo na Olimpíada – e o da torcida também.
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.