Notícias

Esportes  | 02/08/2011 08h10min

Paulo Pelaipe assume o futebol com a missão de "sacudir" o vestiário do Grêmio

Novo diretor executivo do futebol gremista será apresentado na manhã desta terça-feira

Vinicius Rebello  |  vinicius.rebello@rbsonline.com.br

Na manhã desta terça-feira, um novo ciclo se inicia no Estádio Olímpico. Paulo Pelaipe retorna ao clube para assumir como novo diretor executivo do futebol tricolor. Na teoria, chega para ocupar a vaga de Alexandre Faria, mas, na prática, será o comandante do vestiário, posição ocupada anteriormente por Antônio Vicente Martins.

> Odone garante permanência de Julinho e diz que Pelaipe foi um dos que indicou o técnico

A apresentação do homem que chega para "sacudir" o elenco tricolor será feita em uma entrevista coletiva por volta das 10h. Com o velho companheiro, o presidente Paulo Odone espera acabar com a crise que assola o Estádio Olímpico.

– O Pelaipe é um cara que conhece futebol. O momento é difícil e precisamos do esforço máximo de todo mundo – disse Paulo Odone.

Será a quarta passagem de Paulo Pelaipe pelo futebol gremista. A primeira ocorreu entre os anos 1997 e 1998, quando atuou como diretor da categoria júnior. No início dos anos 2000, foi assessor de futebol de José Alberto Guerreiro. A última, e mais marcante, foi em 2005, quando abraçou a missão de reconduzir o time tricolor à elite do futebol nacional.

Foto: Diego Vara

No ano em que o Grêmio passava por um dos momentos mais difíceis da história, Paulo Pelaipe entrou no futebol profissional ao lado de Renato Moreira e do gerente de futebol Mário Sérgio. Poucos meses depois, com a saída dos colegas, virou chefe do setor. Além do título da Série B em 2005, conquistou os Estaduais em 2006 e 2007. Também foi vice-campeão da Libertadores da América em 2007.

Sem Mano Menezes, que acabou saindo para assumir o Corinthians, o Grêmio contratou Vagner Mancini no início de 2008. O técnico ficou pouco mais de um mês no cargo. Saiu em fevereiro, após seis jogos oficiais sem nenhuma derrota.

– O time está invicto, mas na nossa opinião não está produzindo o que poderia produzir. Respeitamos o profissional, mas achamos que tínhamos que mudar e mudamos. O Mancini é uma grande pessoa, mas infelizmente achamos que não deu certo a nossa contratação, e quando não dá certo, temos que mudar – disse Paulo Pelaipe na época.

Depois de se despedir do clube, Vagner Mancini soltou o verbo contra Paulo Pelaipe. Em rede nacional, disse que havia deixado o clube disse que algumas atitudes do dirigentes o irritavam:

– De uma maneira geral, o que me revoltava era ver o clube chegando a um hotel e, de repente, ele destratava funcionários, manobristas... Eu gosto do Grêmio, tenho muita ligação com o clube, e isso me chateava muito, isso me fez ter atritos diretamente com ele. Até que ele começou a me mandar recados. Um dia ele entrou no vestiário chutando a porta – revelou Vagner Mancini.

> Raul Régis descarta assumir cargo de vice de futebol no Grêmio

Celso Roth foi o escolhido para treinar o time do Grêmio. Em abril de 2008, dois duros golpes atingiram o clube. No intervalo de 72 horas, o Tricolor foi eliminado do Gauchão, pelo Juventude, e da Copa do Brasil, ao ser derrotado nos pênaltis, em pleno Estádio Olímpico, pelo Atlético-GO.

Depois das desclassificações, Pelaipe disse que seria uma injustiça a demissão de Roth. O alvo da ira da torcida gremista passou a ser ele. A família e o próprio dirigente gremista recebiam diariamente ameaça de torcedores. Diante da situação, Paulo Pelaipe pediu demissão e foi substituído por André Krieger.

O retorno de Paulo Pelaipe ao departamento de futebol do clube ocorre em um momento muito complicado na vida do Grêmio. Além da péssima fase do time, faltam bons nomes disponíveis no mercado para reforçar o elenco. A janela de contratações internacionais está fechada e poucos jogadores que disputam a Série A ainda podem atuar no campeonato por outras equipes. A solução será buscar atletas desconhecidos na Série B;

Com a chegada de Paulo Pelaipe, o Grêmio espera conseguir novamente encontrar bons valores em clubes pequenos. Na última passagem pelo clube, o novo diretor executivo do futebol gremista contratou, por exemplo, Victor e Réver, que atuavam pelo Paulista de Jundiaí, e Willian, que estava no Ipatinga. A partir desta terça-feira, começa a busca por um centroavante, primeiro objetivo do novo departamento de futebol gremista.



Leia mais
> Blog do David: Pelaipe assume o vestiário tricolor
> Administração irregular: as gafes da direção do Grêmio em 2011
> Cinco motivos para a queda de Antônio Vicente Martins no Grêmio
> Entrevista: Vicente Martins revela os motivos da demissão no Grêmio


Próximos jogos
03/08 - Grêmio x Atlético-MG
06/08 - Palmeiras x Grêmio
14/08 - Grêmio x Fluminense







Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011








Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro



CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.