Notícias

Esportes  | 01/08/2011 11h49min

Cinco motivos para a queda de Antônio Vicente Martins no Grêmio

Saída do dirigente foi confirmada pelo clube neste domingo

Adriano de Carvalho  |  adriano.matiazzo@zerohora.com.br

Confirmada oficialmente na noite do último domingo, a saída de Antônio Vicente Martins da vice-presidência de futebol do Grêmio torna evidente o momento de crise em que o clube está mergulhado. Sem conseguir comemorar nenhum título neste primeiro semestre de 2011, Vicente deixa o cargo após a derrota no último sábado por 2 a 0 frente ao Flamengo de Ronaldinho Gaúcho, sonho de consumo que o tricolor não conseguiu contratar no início da temporada. O clicEsportes elenca cinco motivos que culminaram na crise no comando técnico do clube e na queda do dirigente gremista.

1) Perda de Ronaldinho e Jonas
No início da temporada, o assunto mais recorrente no Grêmio era o retorno de Ronaldinho Gaúcho ao clube. As negociações para a volta do craque envolveram diversas especulações por conta da concorrência com Flamengo e Palmeiras pela preferência do jogador. O Grêmio contava com a identificação dele para concretizar a transferência. Entretanto, a opção de Ronaldinho foi pelo clube carioca. E isto acabaria refletindo na saída de uma das principais peças do elenco gremista na temporada 2010: o artilheiro Jonas.




Jonas deixou o Grêmio dois dias antes da estreia na LIbertadores.
Foto: Tatiana Lopes


As negociações com Ronaldinho tiraram o foco do clube na renovação de contrato com Jonas, que teve sua saída para o Valencia-ESP anunciada dois dias antes da estreia na Libertadores, contra o Liverpool-URU, em janeiro.

— Comunicamos lamentavelmente que o jogador Jonas nos revelou que está se desligando do clube. Está saindo do Grêmio em transferência para o futebol espanhol. O Grêmio está perdendo o jogador porque a direção anterior fixou uma cláusula rescisória extremamente baixa — disse Vicente no anúncio da saída do ex-camisa 7 tricolor.

Leia mais:
>> A dois dias da Libertadores, Jonas deixa o Grêmio por 1,25 milhão de euros
>> Flamengo anuncia oficialmente a contratação de Ronaldinho


2) Eliminação na Libertadores e derrota no Gauchão

A eliminação na Libertadores nas oitavas de final para o Universidad Católica-CHI frustrou a principal pretensão na temporada do Grêmio. Na época, Antônio Vicente prometeu uma equipe forte para o restante de 2011 com a contratação de reforços para o grupo.

— Dá pra dar esta garantia ao torcedor que o Grêmio não será coadjuvante. Vamos fazer escolhas para sermos protagonistas. Talvez tenhamos feito avaliações erradas. Agora vamos reforçar o grupo para entrar com tudo no Brasileirão — afirmou Vicente.


Grêmio foi desclassificado pelo Universidad Católica-CHI nas oitavas da LIbertadores
Foto: Martin Bernetti, AFP


A partir daí, a prioridade do tricolor se voltou completamente para o Campeonato Gaúcho. Entretanto, a equipe de Renato Portaluppi não conseguiu bater o Inter na decisão e acabou perdendo o título nos pênaltis por 5 a 4 em pleno Estádio Olímpico.

Apesar do resultado negativo, o presidente Paulo Odone descartou mudanças radicais no clube e optou pela manutenção de Renato Gaúcho no comando técnico e de Vicente Martins como vice de futebol para o Campeonato Brasileiro.

— Não vamos fazer reformulações de cabeça quente. Vamos conversar a partir de amanhã, e na medida do possível ser transparente com o torcedor sobre eventuais reforços, enfim, para que possamos fazer um bom Brasileirão. O trabalho tem que ser reforçado — afirmou Odone.

 


Grêmio perdeu o título do Gauchão 2011 nos pênaltis para o Inter
Foto: Jefferson Botega

Leia mais:
>> Grêmio leva 1 a 0 da Católica e dá adeus à Libertadores nas oitavas
>> Inter vence o Grêmio nos pênaltis e é o campeão do Gauchão
>> Após perder o Gauchão, direção do Grêmio fará avaliações nesta segunda


3) Relação tensa com comissão técnica e jogadores
Uma das características de Vicente Martins na direção do futebol do Grêmio era a reafirmação da hierarquia como ponto chave em sua gestão. Para manter isso, chegou a rebater declarações de Marquinhos e de Renato Gaúcho, discordando do posicionamento do meia quanto à sua titularidade e enquadrando o treinador que cobrou reforços da direção.

— Nenhum jogador é contratado para ser titular. Se ele pensa isso, está completamente errado. As opções são decididas pelo treinador. Jogador joga e treinador treina — afirmou Vicente sobre Marquinhos.

— Não vou criar crise nas afirmativas do Renato, porque são opiniões dele, e eu sou uma pessoa democrática, mas o comando do clube é nosso — afirmou sobre Renato.

Vicente Martins reafirmou hierarquia durante sua gestão
Foto: Tatiana Lopes



Leia mais:
>> Vicente rebate declaração de Marquinhos: "Jogador joga e treinador treina"
>> Vicente Martins enquadra Renato: "O comando é nosso"


4) Rendimento irregular no Brasileirão e troca de técnico
O rendimento do Grêmio no início Brasileiro não foi muito animador. Com fracos resultados na competição, Renato deixou o comando técnico do time após o empate em 2 a 2 com o Avaí.



Renato em sua despedida do Estádio Olímpico
Foto: Diego Vara


Dias depois, Julinho Camargo foi confirmado como novo treinador no lugar de Renato. O ex-auxiliar técnico do Inter chegou ao Estádio Olímpico como homem de confiança do presidente Paulo Odone.

— É uma convicção do departamento de futebol, da direção e do Conselho de Administração — afirmou o presidente Paulo Odone em nota.

Leia mais:
>> O último dia de Renato como técnico do Grêmio
>> Julinho Camargo é o novo técnico


5) Rejeição da torcida e pressão interna
A demissão de Vicente Martins começou a se desenhar a partir das declarações de Eduardo Antonini, nas quais afirmou que o Grêmio deveria projetar a próxima temporada. A derrota para o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro no último sábado foi o fato derradeiro. Pressionado por ataques de torcedores nas redes sociais e por forças internas do clube, o dirigente colocou seu cargo à disposição para o presidente Paulo Odone logo após o jogo e teve seu afastamento do departamento de futebol confirmado na noite deste domingo.


Leia mais:
>> Grêmio confirma demissão de Antônio Vicente Martins
>> Vicente Martins revela os motivos da demissão no Grêmio
>> Eduardo Antonini joga a toalha e já projeta Grêmio de 2012
>> Vicente não quer mais ver ninguém "colocando gasolina na fogueira"


>> VÍDEO: Sant'Ana fala sobre a saída de Vicente Martins


Próximos jogos
03/08 - Grêmio x Atlético-MG
06/08 - Palmeiras x Grêmio
14/08 - Grêmio x Fluminense






Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011








Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro



CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.