Notícias

Esportes  | 30/07/2011 19h21min

Obras da Arena do Grêmio ganharão turno extra em setembro

Zero Hora e clicEsportes visitaram a área de construção do novo estádio

Carlos Guilherme Ferreira  |  carlos.ferreira@zerohora.com.br

O sonho de consumo dos gremistas cada vez mais toma forma. Prevista para ser inaugurada no final de 2012, a Arena do Grêmio hoje ainda é um emaranhado de ferro e concreto no bairro Humaitá, mas deve caminhar cada vez mais a passos rápidos. A obra ganhará um turno extra em setembro, passando de oito para 16 horas de trabalho, seis dias por semana. Em vez de 800, serão 1,6 mil operários engajados na construção.

Se hoje é exagero dizer que a Arena já tem cara de estádio, circular pelo canteiro de obras dá uma boa ideia da grandiosidade do projeto (até agora, com 28% concluído).


Confira como andam as obras na Arena do Grêmio



A partir de 10 de setembro, haverá um espaço específico para observação. Conforme o presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini, será inaugurado um mirante. Incluirá estrutura administrativa e um lounge:

— É um espaço para comercializar a Arena.

Por enquanto, a visita começa pelas medidas de segurança na entrada: ninguém passa sem identificação prévia. O uso de capacete é obrigatório, e não calçar longas botas significa inviabilizar a circulação. As chuvas das últimas semanas transformaram o local em um imenso lamaçal, com barro suficiente para dificultar a circulação. Mas as obras só param quando há chuva de grande intensidade ou ventos acima de 40 km/h — neste caso, por motivos de segurança.

O ruído de construção domina o ambiente, vez ou outra com a sirene de movimentação das gruas. Elas medem 40 metros de altura, 16 a menos do que os 56 metros previstos para o ponto mais alto da Arena. A olho nu, fica muito difícil mensurar esta altura. Mas se a grua for tomada como base, os 56 metros impressionam.

E isso que o executivo de acompanhamento da obra, Eduardo Martins, dá o conselho no início da visita: sempre olhar para cima. É precaução: segundo ele, as normas NR 18 de segurança do trabalho são respeitadas. Incluem telas de proteção nos andaimes, pisos recobertos e linha de vida (cabo de aço com cinto) para os operários.

Com custo de R$ 500 milhões — fora um aditivo de valor não divulgado, para ampliar a capacidade de 52 mil para 60 mil lugares —, o estádio dominará a área às margens da freeway. Pontos importantes já foram sinalizados: linha lateral, marca de escanteio e círculo central. É esperar pelo pontapé inicial.

* Leia a reportagem completa na edição deste domingo de Zero Hora.

Próximos jogos
03/08 - Grêmio x Atlético-MG
06/08 - Palmeiras x Grêmio
14/08 - Grêmio x Fluminense





Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011








Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro



CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.