Mundo | 24/07/2011 10h41min
A polícia norueguesa anunciou neste domingo que o número de mortos nos ataques realizados na sexta-feira em Oslo e em uma ilha, próxima à capital da Noruega, subiu para 93. Uma das vítimas não resistiu aos ferimentos e morreu.
— Com esta morte, o total, agora, é de 93 mortos — declarou Anders Fridenberg, porta-voz da polícia de Oslo.
Os atentados de Oslo, realizados na sexta-feira, tiveram como alvo os símbolos da esquerda: a sede do governo de centro-esquerda norueguês e um acampamento de jovens do Partido Trabalhista, do primeiro-ministro Jens Stoltenberg, na ilha de Utoeya. Os soldados reafirmaram que o número de mortos pode subir à medida que continuam as buscas por corpos nas águas ao redor da ilha.
Autor dos ataques preparava ação desde 2009
Um documento de 1,5 mil páginas redigido aparentemente pelo norueguês que matou 92 pessoas em dois atentados em Oslo, na sexta-feira, revela que o ataque já era preparado desde o outono de 2009. O documento, publicado na Internet diariamente, inclui um manual sobre como montar bombas e um discurso contra o Islã e o marxismo.
Anders Behring Breivik, um norueguês de 32 anos, detalha os preparativos de sua ação, destacando "o uso do terrorismo como um meio de despertar as massas", e admite que será lembrado como "o maior monstro nazista desde a II Guerra Mundial".
Multidão presta um tributo às vítimas dos ataques na Noruega com milhares de flores em Oslo
Foto:
Odd Andersen, AFP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.