Mundo | 23/07/2011 22h23min
O principal suspeito de promover o mais sangrento ataque no território da Noruega desde a II Guerra Mundial é “seguro, calmo e controlado”. Essa foi a descrição fornecida por testemunhas do homem que abriu fogo contra um acampamento de jovens do Partido Trabalhista Norueguês na ilha de Utoya, na periferia de Oslo, na tarde de sexta-feira, deixando um saldo de pelo menos 84 mortos.
Somados ao número de vítimas da explosão junto a prédios governamentais no centro da capital, o saldo de mortos era de 91 na manhã deste sábado. Vestido com uniforme de policial, o homem identificado como Anders Behring Breivik teria “aparecido do nada”, segundo as autoridades, e atirado de forma indiscriminada contra o público na ilha, estimado entre 400 e 600 pessoas. Até as 8h30min de sábado (pelo horário de Brasília), ele era o único detido em razão dos atentados.
– Não sabemos se ele estava sozinho ou recebeu ajuda. O que sabemos é que ele é direitista e cristão fundamentalista – disse um policial, Roger Andresen, em uma entrevista coletiva transmitida pela TV.
Leia a reportagem completa na edição impressa de Zero Hora
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.