Notícias

Esportes  | 02/07/2011 13h10min

Novo técnico do Grêmio fala em desafio, mas deixa claro: "Renato é Renato, Julinho é Julinho"

Julinho Camargo, apresentado neste sábado, começa os trabalhos para dar sua cara ao time tricolor

Tatiana Lopes  |  tatiana.lopes@rbsonline.com.br

Apesar de ser um grande conhecido do clube, de muitos jogadores e dos torcedores, o nome de Julinho Camargo como técnico do Grêmio pegou a todos de surpresa com a notícia de sua contratação veiculada ainda na sexta. Anunciado oficialmente e já apresentado neste sábado, o profissional volta ao clube depois de passagens pelas categorias de base. Um de seus maiores desafios será ocupar o cargo deixado pelo ídolo Renato, que pediu demissão na última quarta, após empate do Grêmio com o Avaí.

>>> Veja aqui a íntegra da coletiva do novo técnico
>>> Ouça trechos da primeira entrevista de Julinho como treinador do Grêmio

Ciente da responsabilidade, Julinho começa a trabalhar para dar a sua cara ao time.

— É um dos grandes desafios que vou ter aqui. Estou vindo para buscar objetivos primeiro do clube, e pessoais. É uma grande honra substituir um grande craque — destacou ele em sua primeira entrevista coletiva, acrescentando que sua passagem pelo Inter não influenciará na opinião da torcida: – Já dirigi esse clube na base durante oito anos, também tenho identificação com os torcedores, temos conquistas, na base, mas sempre marcadas ao lado do torcedor. E não tem intenção nenhuma de substituir o Renato. O Renato é o Renato, o Julinho é o Julinho.

São 22 anos de carreira como treinador. Chegado o momento de assumir o comando profissional de um grande clube, Julinho exalta a vantagem de já conhecer boa parte do grupo do Grêmio. São 12 jogadores que trabalharam com ele na base.

— É uma vantagem eu ter passado por aqui porque se consegue reproduzir muitas coisas que já foram trabalhadas. Já tivemos tantas situações vividas juntos, que isso facilita na hora do xadrez do jogo — disse.

Marcelo Grohe, Matheus, Busatto, Saimon, Neuton, Adilson, Willian Magrão, Fernando, Bruno Collaço, Roberson e Wesley passaram pelas mãos de Julinho. Os três últimos foram campeões brasileiros sub-20 sob o comando do treinador em 2008. A partir deste domingo, no primeiro treino que será comandado por ele, no Olímpico, passará a conhecer todo o grupo.

— Meu perfil é diferente, o Renato tem grandes qualidades, e temos que ressaltá-las, mas minha característica tem pela origem a base, eu estive aqui nos juniores, e praticamente metade do elenco hoje do Grêmio esses garotos passaram pelas minhas mãos. Isso facilita. Já tem como saber uma movimentação, uma leitura tática, estou tranquilo, conheço bem a casa — avisou.

 

> Saiba quem é Julinho Camargo

Caxias - 38 jogos (2010)
20 vitórias, 12 empates, 6 derrotas
63% de aproveitamento

Novo Hamburgo - 12 jogos (2011)
3 vitórias, 8 empates, 1 derrota
47,22% de aproveitamento



* Em 2008, treinou o grupo profissional do Grêmio em um jogo, entre a saída de Mancini e a chegada de Roth. Vitória sobre o Canoas por 1 a 0, com gol de Roger.

> Ficha técnica

Nome:
Júlio Camargo
Data de nascimento: 12/01/1971
Naturalidade: Porto Alegre
Clubes: técnico das categorias de base do Grêmio (1989-1991 e 2005-2009) e Inter (1994-2000), das equipes principais de RS Futebol (2001-2003), Brasil-FA, Veranópolis (ambos 2004), da seleção gaúcha sub-20 (2002) e seleções sub-20 e sub-23 do Kuwait (2003-2004), e auxiliar-técnico no Vitória (2009), técnico no Caxias (2010) e no Novo Hamburgo (2011), auxiliar técnico do Inter (2011).
Principais títulos: campeão gaúcho, brasileiro, latino-americano e mundial da equipe sub-15 do Inter, em 2000; tricampeão gaúcho de juniores pelo Grêmio (2005-2007); campeão da Copa RS pelo Grêmio (2006) e de torneios no Japão e na Itália, também pelo Grêmio (2005) e campeão gaúcho do Interior com o Caxias (2010).

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.