Notícias

Esportes  | 01/07/2011 21h58min

Nova cartada do marketing: sem Renato, Grêmio pretende tirar o foco dos ídolos

Saída do técnico abre brecha para nova estratégia no clube

Lucas Rizzatti  |  lucas.rizzatti@zerohora.com.br

Não é só o futebol que passará por profundas transformações com a saída de Renato Portaluppi, acertada na última quinta-feira. O departamento de marketing já articula as novas campanhas sem um dos principais nomes da história do clube. A ausência de Renato abre a brecha para uma nova estratégia: tirar o foco dos ídolos e apostar mais na instituição.

Leia mais
> Direção: "Não falamos em nomes"
> Dunga: "Estou de férias do futebol"
> Veja o técnico mais próximo do perfil

Assim que Renato deixou o estádio Olímpico na quinta, o site oficial do clube já apresentava novos espaços de publicidade, sem a figura do técnico. E a ideia é que não voltem a ser ocupadas por outros ídolos. Embalado pela expectativa da inauguração da Arena, prevista para o final de 2012, o marketing pretende basear as próximas ações no presente e no futuro do Grêmio. Recorrer a craques ou à história do clube está fora de cogitação.

— O marketing do Grêmio seguirá forte e saudável. Vamos apresentar num curto prazo uma linha diferente, que vai inovar — disse o diretor de marketing Paulo César Verardi, em entrevista ao clicEsportes.


Renato sempre participou de eventos do clube
Foto: Ricardo Duarte


Renato agitou marketing tricolor

Explorar a imagem de Renato ajudou no recorde de vendas na loja oficial – com arrecadação acima de R$ 1 milhão apenas em março – e acréscimo de mais de 15 mil sócios desde janeiro. O quadro social bate em 65 mil. O técnico aparecia em campanhas publicitárias, eventos e lançamento da coleção de uniformes. A camisa retrô número 7, uma réplica em alusão ao Mundial de 1983, era o grande sucesso de vendas na Loja Grêmio Mania.

Mesmo se Renato permanecesse, a linha de atuação do marketing seria modificada. A cada dois anos, há uma revisão da estratégia, o que naturalmente voltaria a acontecer neste mês. O diretor de marketing Paulo César Verardi não teme pelo sucesso das próximas ações sem a figura do ídolo. Pelo contrário, vê uma boa perspectiva na área.

— Usaremos outros atributos que vão trazer bastante relevância — afirma, prometendo novidades para o início de julho.



> GRÁFICO: a trajetória de Renato em 10 momentos


 

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.