Notícias

Esportes  | 01/07/2011 20h36min

Cobiçado na Europa, Damião alcança valorização de 180% em seis meses

Direção muda discurso e reconsidera chance de negociação

Se Leandro Damião fosse uma empresa, seus acionistas estariam nos céus. Em seis meses, o centroavante do Inter deixou a reserva, marcou 24 gols e despertou a cobiça do mercado europeu. Desde a primeira proposta, conseguiu uma valorização que beira os 183%.

> Propostas em ascensão (em euros)
Janeiro - Bayer Leverkusen - 6 milhões
Abril - CSKA - 12 milhões
Maio - Tottenham - 15 milhões
A caminho - Tottenham - 17 milhões

Entre sondagens e interesse concreto, pelo menos 11 clubes já demonstraram interesse em Damião. Em janeiro, a direção recusou uma proposta de seis milhões de euros do Bayer Leverkusen. Em abril, após a convocação para a Seleção Brasileira, uma suposta investida do futebol russo teria dobrado a oferta, 12 milhões. Em maio, foi a vez de o Tottenham abrir os cofres e sugerir 15 milhões de euros. Assim como as anteriores, a proposta foi recusada. Agora, o clube inglês voltará à carga e aumentará em dois milhões a oferta — um crescimento de 183% em relação aos números propostos pelo Leverkusen.

Os 17 milhões de euros se aproximam da meta estipulada pelo Inter, que não pretendia vender o jogador por menos de 20 milhões (a multa está em 50 milhões de euros num contrato até 2016). O clube detém 70% dos direitos econômicos de Damião. Os demais 30% pertencem ao Atlético de Ibirama (SC), clube formador do atacante.

> Os gols do centroavante
2011: 24 gols em 27 jogos
2010: 12 gols em 35 jogos
Total: 36 gols em 62 jogos
Média de 0,58 gols por jogo

Com o aumento gradual das ofertas, no entanto, a direção colorada passou a mudar o discurso. Antes irredutível quanto à possibilidade de se desfazer de Damião na janela do meio do ano, o presidente Giovanni Luigi já considera difícil a permanência do jogador até o final do Brasileirão. Após a goleada sobre o Atlético-MG na última quarta-feira, Luigi disse que busca uma negociação semelhante à do volante Sandro — o jogador foi negociado para o Tottenham no início do ano passado, mas só embarcou para Londres após a conquista da Copa Libertadores.

O que disse Luigi em 3 de junho
"Foi a primeira proposta concreta que tivemos. Eu disse que não queria vendê-lo agora, mas acho que eles voltarão com outra tentativa. Avisei a eles que ele sairá apenas no final do ano e por mais dinheiro"

O que disse Luigi em 1º de julho

"Sabemos que o futebol brasileiro é deficitário e que essa janela paga mais que a de janeiro. Seria melhor conseguirmos um modelo como o do Sandro. Estou lutando com todas as forças"

Damião também não descarta uma possível saída do clube, mas rechaçou jogar no leste europeu, onde estão os ex-companheiros Taison e Giuliano.

— Se for para sair do Inter, que seja para um clube grande, não desmerecendo o futebol do leste europeu. Estou bem tranquilo, com contrato até 2016 — declarou.

Toda essa valorização pode aumentar. Além do Tottenham, virá uma proposta da Ucrânia que será ainda maior, segundo o empresário do jogador, Vinícus Prates. Damião, no entanto, já disse que prefere atuar em outros mercados mais tradicionais.


 

Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011







Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro









CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.