Notícias

 | 07/05/2011 19h49min

Criciúma ou Chapecoense? Quem vai mandar em Santa Catarina?

Final do Estadual será neste domingo no Heriberto Hülse

Marcos Castiel  |  marcos.castiel@diario.com.br

A hegemonia regional da Capital nos anos 2000 recebeu um golpe certeiro: Criciúma e Chapecoense tiraram a dupla, hoje na elite brasileira, mais uma vez nesta década, das finais do Catarinense.

Este feito já ocorreu em 2007, quando o Verdão foi campeão (em disputa justamente com o Criciúma). Neste meio tempo (o Tigre ainda foi campeão em 2005), os anos 2000 foram dominados por Avaí e Figueirense.

AGORA: clique abaixo para acompanhar o jogo




A festa do interior está completa com mais um tira-teima fora do eixo que integra a elite. De um lado, o multicampeão Criciúma, clube com as maiores glórias já obtidas por um catarinense (Copa do Brasil e título da Série B), atualmente na segunda divisão nacional; de outro, a Chapecoense, clube que ascendeu à Série C, foi o melhor time da atual competição e já pode ser considerado um dos “grandes” no Estado.

Os cinco principais clubes de SC estão dando as cartas nos anos 2000, a começar pelo JEC, bicampeão no ano que iniciou o século. Depois o Figueira emplacou um tricampeonato, que foi interrompido pelo Criciúma.

O Alvinegro recuperou o caneco em 2006 e foi novamente barrado, em 2007, desta vez pela Chapecoense. Seguiu-se mais um título do Figueirense e dois do Avaí, até chegarmos à decisão atual.

Com a chegada ao poder de Antenor Angeloni no Criciúma, seu poder gerencial e a reoxigenação financeira garantiram o despertar do gigante e a volta à Série B. O dirigente tricolor lembra de um fator decisivo:

— Se a torcida continuar a apoiar o time, sem dúvida atingiremos objetivos cada vez maiores.

Já o caminho da Chapecoense tem altos e baixos. Sofrendo para manter os bons grupos que monta, devido ao assédio aos seus atletas, o Verdão mostra ser um clube bom na formação de equipes.

Apesar do rebaixamento no ano passado, reconquistou a vaga na elite pela desistência do Atlético, de Ibirama. Apostou na volta de Ovelha e chega com vantagem à decisão. Se não tomar gols, é campeão. O presidente do Verdão, Sandro Pallaoro, comemora e lembra que a equipe mudou de patamar:

— Considero que hoje são cinco forças em SC: os times das séries A, B e C do Brasileiro.

O primeiro capítulo da final é neste domingo, dia 8, às 16h, no Estádio Heriberto Hülse. O Tigre precisa “roubar” a vantagem do Verdão. Este ainda não perdeu em seus domínios neste Campeonato Catarinense.

OS ÚLTIMOS CAMPEÕES
2000: Joinville
2001: Joinville
2002: Figueirense
2003: Figueirense
2004: Figueirense
2005: Criciúma
2006: Figueirense
2007: Chapecoense
2008: Figueirense
2009: Avaí
2010: Avaí

NÚMERO DE ESTADUAIS
Criciúma: 9 vezes campeão
Chapecoense: 3 vezes campeão

FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA
: Andrey; Fábio Santana, Nirley, Toninho e Fabiano; Carlinhos Santos, Pirão, Diogo Oliveira e Mika; Roni e Schwenck
Técnico: Édson Gaúcho

CHAPECOENSE: Rodolpho; Diogo Roque, Dema e Groli; Thoni, Everton Garroni, Cléverson, Marcos Alexandre e Aelson; Neilson e Aloísio
Técnico: Mauro Ovelha

Arbitragem: Celio Amorim auxiliado por Helton Nunes e Josué Gilberto Lamim
Local: Estádio Heriberto Hülse, às 16h deste domingo



DIÁRIO CATARINENSE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.