Esportes | 21/02/2011 10h11min
Em seu discurso simples, Leandro Damião prova que é possível ser sincero e político ao mesmo tempo. Questionado se aprova o sistema com apenas um atacante implementado por Celso Roth no Inter, o centroavante mostra transparência ao afirmar que o mais importante é ele estar entre os titulares, à revelia do sistema de jogo. Mas também Damião é capaz de colocar-se a favor do 4-5-1 (4-2-3-1), mesmo que a maioria do torcedor o abomine.
Para tanto, o artilheiro do Inter na temporada lembra as chances claras que teve diante do Emelec, em Guayaquil, no empate da última quarta-feira. Segundo ele, dadas as situações de marcar tão evidentes, é possível presumir que a bola está chegando. Mais um atacante, portanto, não faria tanta diferença.
— Não percebo desvantagem nesse esquema — argumenta, em entrevista ao programa Bate-Bola. — Só neste jogo (Emelec 1x1 Inter), eu tive cinco chances, mas, infelizmente, não conseguimos a vitória.
Dono de cinco gols em quatro partidas, Damião desbancou os consagrados Alecsandro e Cavenaghi, pelo menos neste início de 2011. Um de seus pontos fortes se encontra no posicionamento, fundamento reforçado com base em muita orientação. Seus dois grandes "gurus" são Kleber e Celso Roth.
Seja em treinos ou no jogo oficial, Roth sempre o orienta para se deslocar à frente do zagueiro e, com a bola no ar, voltar ao posicionamento inicial, mais atrás. Tudo para confundir o marcador. Tem dado certo, segundo Damião.
— Nos escanteios, também faço isso. Começo a me posicionar na segunda trave, vou até a primeira, depois retorno — explica.
Além de conselheiro, Kleber também é seu garçom. Contra o Emelec, foram três cruzamentos perfeitos. As cabeçadas acabaram esbarrando em detalhes ou na perícia do goleiro. Dias antes, contra o Pelotas, a dobradinha resultou em gol.
O próximo desafio do Inter é diante do Jaguares. Os times se enfrentam pela Libertadores na próxima quarta-feira, no Beira-Rio, às 21h50min. O Inter deve repetir o esquema com três volantes com que atuou diante do Emelec, no empate em 1 a 1: Lauro; Nei, Índio, Sorondo e Kleber; Matias, Guiñazu, Bolatti, D'Alessandro e Zé Roberto; Leandro Damião.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.