| 18/01/2011 09h52min
A tragédia no Rio de Janeiro impulsionou o trabalho de montagem do Sistema Nacional de Alerta e Prevenção de Desastres Naturais, que deve ser implementado gradativamente em quatro anos. Segundo o pesquisador e coordenador do projeto, Carlos Afonso Nobre, que participou do Gaúcha Atualidade, a intenção é gerar informações geoespecializadas das áreas de risco, aprimorando a capacidade de prevenção.
O pesquisador do INPE, Carlos Nobre, disse que no segundo semestre deste ano alertas já podem ser disparados durante a temporada de chuvas do Nordeste, que ocorre nos meses de inverno.
— É muito importante que junto ao funcionamento do sistema, a população se torne engajada. É preciso incutir no Brasil que a população precisa estar preparada para responder aos desastres ambientais — fala Nobre.
Nobre destacou que a tecnologia é uma parte do sistema, mas é preciso que as pessoas saibam o que fazer nas situações de desastres.
> Ouça a entrevista:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.