Notícias

 | 14/01/2011 03h27min

Catástrofe na Região Serrana do Rio é a segunda pior da história do país

Tragédia também pode entrar para a lista dos 10 deslizamentos mais mortais no planeta em 111 anos

O drama que assola a região serrana do Rio já é o maior deslizamento de terra e o segundo maior desastre natural da história do Brasil.

A tragédia também pode entrar para a lista dos 10 deslizamentos mais mortais no planeta em 111 anos.

Pelos registros mantidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o deslizamento é ainda o segundo maior no mundo em um ano e o quarto maior da década em todo o planeta. Os dados fazem parte do banco de estatísticas do Centro para a Pesquisa da Epidemiologia de Desastres, com sede na Bélgica, que serve de base para os números oficiais usados pela ONU para avaliar respostas a desastres naturais pelo mundo. Para os especialistas do centro, tido como um dos mais importantes do mundo, a falta de decisão política e investimentos são as principais causas das mortes nos deslizamentos que vêm sendo registrados no Brasil.

A entidade coleta dados desde 1900 e concluiu que uma enchente no Rio, em janeiro de 1967, causou o maior número de mortes já registrado por chuvas no Brasil: 785 pessoas (o cálculo da Defesa Civil do Rio de Janeiro aponta 500 mortes). Naquele mesmo ano, em março, um deslizamento em Caraguatatuba (SP) matou 436 pessoas. O terceiro maior caso, pelo menos até então, havia sido uma enchente no Rio em janeiro de 1966, com 373 mortos.

>> Leia a reportagem completa na edição de Zero Hora desta sexta-feira

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.