Notícias

Esportes  | 02/12/2010 06h30min

Sidnei enfrenta banco e saudade do Brasil com feijoada e samba

Revelado pelo Inter, jovem zagueiro é reserva no Benfica, de Portugal

Gustavo Heldt  |  gustavo.heldt@rbsonline.com.br

Toda semana, o clicEsportes conversa com ex-jogadores da dupla Gre-Nal que hoje brilham em gramados distantes do Rio Grande e do Brasil. Hoje, a série mostra como está o zagueiro Sidnei, ex-Inter.


O treino da tarde de domingo definiu a titularidade do jogador mais jovem da delegação colorada nos Emirados Árabes. No dia seguinte, o zagueiro Sidnei, aos 18 anos, entrou em campo no lugar de Índio, contundido, para barrar os atacantes da Inter de Milão e garantir mais uma conquista do Inter de Porto Alegre: a Copa Dubai.

Dois anos e onze meses depois, o atleta confia em novo título vermelho, talvez contra o mesmo adversário:

— Sempre é difícil enfrentar a Inter de Milão, mesmo com desfalques. Mas tem chance, claro. Eu vou torcer muito — conta Sidnei, oriundo das categorias de base do clube. — É onde comecei e aprendi tudo. A maioria dos meus amigos daquela época já saíram do time, mas eu continuo acompanhando à distância.

Sidnei substituiu Índio na decisão de Dubai. Foto: Jefferson Botega.

Embora compartilhe da alegria colorada pela participação no Mundial, Sidnei está triste. No Benfica desde a metade de 2008, o zagueiro assiste do banco a seus amigos Luisão e David Luiz na defesa da equipe.

— O grupo é muito forte. Luisão foi campeão pelo Brasil, e o David Luiz é titular da seleção do Mano. Por isso, tenho que me concentrar ainda mais no trabalho.

David Luiz é titular no Benfica. Foto: Francisco Leong, AFP.

Apesar do elenco qualificado, o atual campeão português não apresenta bons resultados em campo. No dia 5 de novembro, a equipe foi goleada por 5 a 0 para o rival Porto, líder da competição nacional. Vinte dias depois, o Benfica foi eliminado da Liga dos Campeões em confronto com o Hapoel Tel-Aviv, por 3 a 0, em Israel.

Nos dois últimos jogos, os "Encarnados" se recuperaram, com vitórias sobre o Naval, por 4 a 0, e contra o Beira-Mar, por 3 a 1. Ao fim da 12ª rodada, o time de Sidnei encontrava-se na vice-liderança da competição nacional, contabilizando 24 pontos - oito a menos do que o líder Porto.

Sidnei lamenta reserva no time português. Foto: Divulgação, Benfica.

O momento adverso da equipe motivou críticas de torcedores e da imprensa, que publicou matérias questionando a união do grupo e a dedicação dos atletas. Mas Sidnei descarta que haja falta de vontade e companheirismo entre os jogadores. Especialmente os brasileiros.

— Tenho muitos amigos brasileiros aqui. O Luisão, o Alan, o Julio, o David... A gente se reúne para matar a saudade do país, com almoço ou janta. Fazemos feijoada, churrasco. E escutamos muito samba.

O apoio dos companheiros ajudou o atleta na adaptação à vida em Lisboa. Há dois anos e meio em Portugal, Sidnei não cogita, no momento, atuar no Brasil.

— É complicado não jogar, mas tenho contrato com o Benfica até 2013. Não penso em voltar agora.

Embora um retorno definitivo esteja descartado, Sidnei vai matar a saudade em breve. No dia 19 de dezembro, ele desembarca em Porto Alegre para passar o Natal com os pais, que moram em Alegrete.

— Só que dia 26 eu já tenho que voltar — lamenta.

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.