Esportes | 02/11/2010 08h10min
Com passagens pela seleção brasileira de base, o meia Douglas Costa, formado no Grêmio, foi chamado para o grupo principal pela primeira vez em setembro, para um período de treinamentos em Barcelona. Lembrado pelo técnico Mano Menezes, o jogador do Shakhtar Donetsk traça objetivos para os próximos anos: disputar a Olimpíada de 2012, em Londres, e se firmar na Seleção.
– Eu acho que o Brasil tem grandes jogadores. Sempre surge gente nova, com qualidade, e essa renovação é pensando em tudo que a Seleção vai disputar. Tem a Copa em 2014, mas também as Olimpíadas. Esse é um dos meus objetivos, disputar os Jogos Olímpicos e poder me firmar na Seleção – projeta.
Douglas assinou com o Shakhtar por cinco anos, no início de 2010. Chegou a viajar para Bento Gonçalves com o grupo gremista para a pré-temporada, mas teve que voltar para Porto Alegre, arrumar as malas e voar para a Ucrânia. Uma mudança radical, que parece não ter atrapalhado o meia. Poucos meses no novo clube e no novo país bastaram para que ele se tornasse conhecido, marcando gols e até ganhando prêmios.
– Uma mudança de país e o fato de morar longe da família faz com que a gente amadureça. Mas o lado positivo é que cheguei na Ucrânia com objetivos na minha cabeça e estou alcançando. Minha adaptação foi muito rápida pela forma que o clube e os meus companheiros me receberam – destaca o jogador, que realizou o sonho de disputar uma Champions League com a nova equipe.
Vivendo longe do Brasil, Douglas sente falta da família e dos amigos, principalmente. Mas, como costuma receber visitas de familiares, acaba matando um pouco da saudade. Daqui a quatro anos, a Copa do Mundo será disputada em terras brasileiras, e o jogador já sonha em vestir a amarelinha "dentro de casa".
– Com certeza é um grande sonho. Mas vou pensando em um passo de cada vez. Quero me firmar cada vez mais na Europa e aí a convocação acontece ao natural. Mas disputar a Copa do Mundo no Brasil é algo que está na cabeça de qualquer jogador – afirma.
Fora da última convocação do técnico Mano Menezes para um amistoso contra a Argentina, no dia 17, no Catar, Douglas não desanima. Conviver com o grupo da Seleção, para o jogador de 20 anos, é também um aprendizado.
– O Mano é um cara muito tranquilo e sabe trabalhar com o grupo. É um grande treinador, que já mostrou a capacidade. Gostei muito da experiência com ele – destacou. – A Seleção é um ambiente legal, de jogadores que querem te ajudar. Tive essa experiência na base e agora não é diferente. A gente sempre aprende com os jogadores que são consagrados e isso ajuda no crescimento – completou ele, que segue aguardando por novas oportunidades.
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.