Notícias

Clima  | 17/11/2010 16h29min

Dois dias abaixo de pedras: agricultores lamentam prejuízos em Carlos Gomes

"Dá uma tristeza, depois de tudo pago e plantado a gente ver a lavoura destruída", diz Pedro Vicinoski

Marielise Ferreira  |  marielise.ferreira@zerohora.com.br

Pela segunda vez na mesma semana o município de Carlos Gomes, no norte do Estado, foi atingido por uma tempestade de granizo. Durante 20 minutos, as pedras caíram na manhã de ontem, aumentando o prejuízo para agricultores que já haviam sofrido com o temporal de terça-feira.

Pedro Vicinoski passou o último mês trabalhando para o plantio do feijão. Foram 3,5 hectares de feijão. Pequeno produtor rural, ele pagou por hora para realizar o serviço com máquinas na lavoura. Mais de R$5 mil foram investidos no cultivo do produto, e tudo foi perdido em 20 minutos.

— Ah, dá uma tristeza, depois de tudo pago e plantado a gente ver a lavoura destruída — lamentou.

Vicinoski não teve tempo de limpar a área e foi atingido por um novo revés. Outra chuva de pedras ao meio-dia de quarta-feira atingiu a área. Com medo que nova tempestade ocorra, ele resolveu aguardar antes de plantar outra cultura.

No município 15% das plantações foram danificadas pelo gelo. Lavouras de milho, trigo, soja e principalmente fumo foram destruídas. Numa única propriedade 50 mil pés de fumo serão descartados.

A prefeitura decretou situação de emergência e a Defesa Civil fará o levantamento dos prejuízos. O objetivo é facilitar a liberação de crédito e a prorrogação de parcelas para os agricultores prejudicados.

Veja no mapa os locais em que se concentram os estragos no RS:

Visualizar Chuva de granizo atinge municípios do RS em um mapa maior

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.