Notícias

Clima  | 16/11/2010 09h49min

Pelo menos 10 municípios registram problemas devido ao granizo

Cerrito e Arroio do Padre enfrentam alagamentos e problemas na área urbana da cidade

Atualizada às 12h06min

A Defesa Civil estadual recebeu na manhã desta terça-feira a notificação de mais duas cidades atingidas pela forte chuva de granizo que atingiu pelo menos 10 municípios gaúchos na tarde de ontem.

Cerrito e Arroio do Padre juntam-se a Salto do Jacuí, Floriano Peixoto, Vacaria, Panambi, Santo Antônio da Patrulha e São Marcos na lista de cidades com problemas devido ao clima. Também houve estragos em Fontoura Xavier e São Francisco de Paula.

Segundo a Defesa Civil, Cerrito, no sul do Estado, teve mais de 200 casas atingidas e cerca de 2,5 mil pessoas afetadas pelas pedras de gelo — são 350 desalojados e 120 desabrigados. Os problemas se concentram na área urbana, onde o granizo derretido gerou enchentes e inundações.

Conforme o Corpo de Bombeiros, choveu cerca de 300 milímetros em duas horas, volume que alagou estradas e casas. Praticamente toda a produção de tabaco da cidade foi destruída. A tempestade derrubou cinco pontes e deixou em estado precário as vias secundárias que ligam a cidade até São Lourenço do Sul e Canguçu. Somente a ERS-737, que dá acesso a Pelotas, está em boas condições.

Na manhã de hoje, 15 famílias seguiam fora de suas residências, abrigadas em casas de parentes. A Prefeitura e a Defesa Civil contabilizam os problemas. Não está descartado o decreto de situação de emergência. A Emater avalia a extensão dos danos à lavoura de fumo do município.

Outros estragos

Em Salto do Jacuí, o prefeito Ilton Larri Costa destacou que os problemas foram registrados na Linha Taquarianos, distrito de Capão Bonito. O gelo teria danificado os telhados de pelo menos 40 casas e provocado estragos nas lavouras de milho, soja, feijão e fumo. Logo após a precipitação, que ocorreu por volta das 18h de segunda, houve acúmulo de cerca de 40 centímetros de gelo em algumas áreas.

No Norte, em Floriano Peixoto, 70% da agricultura teria sido danificada pelas pedras que caíram abundantemente durante cerca de 20 minutos.

Em Vacaria, na Serra, 300 casas foram danificadas — há sete desabrigados e três desalojados. Os principais estragos foram registrados nos bairros de Mauá, Hiadel e Municipal.

Em Santo Antônio da Patrulha, a Defesa Civil contabilizou 30 residências destelhadas e em Panambi, pelo menos 20.

São Marcos foi outra cidade que relatou prejuízos. O órgão contabiliza ao menos 170 moradias afetadas pela chuva de gelo. 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Fontoura Xavier, Adilar Gradaschi, aproximadamente 40 casas foram danificadas nas comunidades de Linha Silveira e Linha São Francisco, próximas ao município. Entre os estragos, agricultores perderam parte das plantações de fumo e milho.

— Pela manhã teremos um levantamento mais correto, mas o estrago foi grande. Estamos providenciando forros e lonas para as famílias — afirmou Gradaschi.

Na Rota do Sol, em São Francisco Paula, o peso das pedras de gelo envergou parte do telhado de um posto. Por pouco, as chapas de zinco não atingiram as bombas de combustível.

Veja no mapa os locais em que se concentram os estragos no RS:

Visualizar Chuva de granizo atinge municípios do RS em um mapa maior

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.