Clima | 16/11/2010 08h22min
A tempestade de granizo que atingiu parte do Estado nesta segunda-feira também provocou danos em Salto do Jacuí, na Região Noroeste. É a oitava cidade gaúcha a sofrer prejuízos com a chuva de gelo do feriado.
Segundo o prefeito do município, Ilton Larri Costa, os estragos foram registrados na Linha Taquarianos, distrito de Capão Bonito. O gelo teria danificado os telhados de pelo menos 40 casas e provocado estragos nas lavouras de milho, soja, feijão e fumo. Logo após a precipitação, que ocorreu por volta das 18h de segunda, houve acúmulo de cerca de 40 centímetros de gelo em algumas áreas.
A prefeitura fará nesta terça um levantamento dos prejuízos, para notificar a Defesa Civil do Estado. Em 2009, o município de Salto do Jacuí foi atingido por um forte temporal de granizo, que danificou cerca de 80% das residências da área central da cidade.
Mais estragos pelo Estado
Até as 22h desta segunda-feira, a Defesa Civil estadual havia registrado prejuízos em Floriano Peixoto, Vacaria, Panambi, Santo Antônio da Patrulha e São Marcos. Extraoficialmente, também houve estragos em Fontoura Xavier e São Francisco de Paula.
A situação mais crítica, segundo o órgão, é em Floriano Peixoto, no Norte, onde 70% da agricultura teria sido danificada pelas pedras que caíram abundantemente durante cerca de 20 minutos.
Vacaria, na Serra, também foi uma das cidades mais afetadas pela chuva. No município, cerca de 70 famílias tiveram as casas danificadas.
Em Santo Antônio da Patrulha, a Defesa Civil contabilizou 25 residências destelhadas e em Panambi, pelo menos 20.
São Marcos foi outra cidade que relatou prejuízos nesta tarde. Segundo o prefeito Evandro Ballardin, 40 casas ficaram danificadas. No interior, oito comunidades foram afetadas:
— É difícil estimar as perdas hoje. Mas foram expressivas. Os maiores estragos foram nos parreirais, mas também foram atingidos galpões de alho e aviários — relata o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Valírio Pasini.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Fontoura Xavier, Adilar Gradaschi, aproximadamente 40 casas foram danificadas nas comunidades de Linha Silveira e Linha São Francisco, próximas ao município. Entre os estragos, agricultores perderam parte das plantações de fumo e milho.
— Pela manhã teremos um levantamento mais correto, mas o estrago foi grande. Estamos providenciando forros e lonas para as famílias — afirmou Gradaschi.
Na Rota do Sol, em São Francisco Paula, o peso das pedras de gelo envergou parte do telhado de um posto. Por pouco, as chapas de zinco não atingiram as bombas de combustível.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.