Clima | 16/11/2010 06h53min
Uma frente fria originada a partir das instabilidades do Paraguai e da Argentina, aliado à formação de um ciclone no mar, deixam o sul e o leste do Rio Grande do Sul com muitas nuvens ao longo do dia.
Devido ao ciclone, ainda há previsão de chuva forte no Litoral, com acumulados de até 40 milímetros. Durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, as rajadas de vento podem chegar a 90 km/h.
Tempestade de granizo provoca estragos
em pelo menos sete municípios do Estado
Na faixa leste do Estado ainda chove fraco ao amanhecer. Já no centro e oeste, as nuvens dão lugar ao sol e a terça-feira fica com tempo seco. O sol deixa a temperatura mais alta no oeste, com máxima em torno dos 30°C.
Veja como foi a queda de granizo no RS
Em Porto Alegre ocorrem pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria, o sol até aparece. Há risco de rajadas de vento forte. Mínima de 17°C e máxima de 26°C.
Quarta-feira
Na quarta-feira o Rio Grande do Sul fica sob a influência de uma massa de ar seco que deixa o tempo aberto no Estado. O tempo aberto faz a amplitude térmica aumentar, especialmente no interior do Estado. A madrugada fica um pouco mais fria, porém, o sol forte deixará quente a tarde. Em Porto Alegre, aos poucos a nebulosidade diminui e o sol aparece. Mínima de 16°C e máxima de 26°C.
Ciclone traz fortes rajadas
Um ciclone extratropical se formou na costa sul do Rio Grande do Sul e é responsável pela nebulosidade e chuva registrada em toda a faixa leste da Região Sul, boa parte de São Paulo, oeste e sul de Minas Gerais e partes de Goiás e de Mato Grosso. Em Joaçaba, Santa Catarina, as rajadas passaram dos 80 km/h entre 19h e 20h.
Consequências do ciclone no Rio Grande do Sul:
Mostardas — rajadas de quase 65 km/h às 23h
Rio Grande — rajadas de 65 km/h às 21h
Tramandaí — rajadas de quase 65 km/h às 23h
Soledade — rajadas de mais de 65 km/h às 17h
Jaguarão — acumulado de pouco mais de 10 mm nesta madrugada (15% da média)
São José dos Ausentes — acumulado de pouco mais de 10 milímetros nesta madrugada (8% da média)
Bento Gonçalves — acumulado de quase 20 milímetros no dia de ontem (20% da média)
Canela — acumulado de quase 20 milímetros no dia de ontem (15% da média)
Vacaria — acumulado de quase 45 milímetros no dia de ontem (40% da média)
Brasil
A passagem deste sistema pelo centro e sul do Brasil causou estragos em algumas cidades. Em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, o acumulado estimado em torno dos 55 milímetros provocou alagamentos intransitáveis na Avenida Alberto Andaló, uma das mais importantes da cidade. Em Ribeirão Preto, o aeroporto da cidade registrou chuva forte, trovoadas e rajadas em torno dos 50 km/h às 21h.
Em Votuporanga, noroeste do Estado de São Paulo, o acumulado registrado na tarde de ontem passou dos 55 mm (35% da média), sendo que quase 35 milímetros acumularam em apenas uma hora. A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia em Valparaíso, no interior do Estado de São Paulo registrou rajadas de quase 75 km/h entre 18h e 19h de ontem.
Porto Alegre ocorrem pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria. O sol aparece
Foto:
Ronaldo Bernardi
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.