Clima | 16/11/2010 16h24min
O prefeitura de Arroio do Padre, no sul do Estado, publica no final da tarde desta terça-feira o decreto de situação de emergência. A combinação de chuva e granizo da noite anterior derrubou pontes, danificou estradas, desabrigou famílias e devastou as plantações de fumo e maça do município. Somente de tabaco seriam 1,2 mil hectares perdidos.
— A situação é grave. Perdemos praticamente 100% do fumo e maçã. São avarias no patrimônio público e privado. Tivemos que cancelar as aulas da rede de ensino municipal e não temos prazo para retomá-las — revela o prefeito Jaime Starke.
A precipitação durou cerca de duas horas, com meia hora de granizo. Conforme o Corpo de Bombeiros, choveu 300 milímetros. Volume que derrubou as cabeceiras de sete pontes e deixou estradas secundárias, com acesso a São Lourenço do Sul e Canguçu, intransitáveis. Somente a ERS-737, que dá acesso a Pelotas, está em boas condições.
A chuva também desabrigou cerca de 15 pessoas, alojadas em casas de parentes e em uma salão comunitário, e destruiu um dos pontos turísticos do município. A cheia do Arroio Pimenta derrubou o Moinho da Dona Ana, um antigo moinho de trigo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.