Notícias

Mundo  | 28/08/2010 22h35min

Brasileiro morto em chacina no México é de Minas Gerais

Família da vítima já foi comunicada. Documentação encontrada no local é de outro mineiro, mas corpo não foi identificado

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou na noite deste sábado o nome do brasileiro morto na chacina na zona rural do México já identificado. Em nota, Itamaraty afirma que o corpo é de Juliard Aires Fernandes, 20 anos, natural de Minas Gerais. O governo brasileiro já entrou em contato com a família da vítima. Ao todo, 72 pessoas morreram no massacre contra imigrantes latino-americanos no Estado de Tamaulipas, no nordeste mexicano.

No comunicado, o Itamaraty ainda identifica o brasileiro que teve seus documentos encontrados na região da chacina por autoridades do governo do México. Trata-se de Hermínio Cardoso dos Santos, 24 anos, também natural de Minas Gerais. No entanto, o corpo deste último ainda não foi reconhecido.

Conforme o MRE, legistas continuam no local das mortes para identificar todas as vítimas. Até sexta-feira, autoridades haviam confirmado o reconhecimento de 31 dos 72 corpos. O trabalho pode se estender por 15 dias.

Quatro brasileiros teriam sido mortos

Os 72 cadáveres — quatro deles de brasileiros — foram encontrados em um rancho de San Fernando na última terça-feira, após a denúncia feita por um sobrevivente do massacre. O equatoriano sobrevivente, de 18 anos, contou ter levado um tiro no pescoço e fingido de morto em meio aos corpos dos outros imigrantes para escapar.

Uma fonte do Ministério Público de Tamaulipas explicou que, segundo a versão do sobrevivente, os assassinos, membros do crime organizado local ligado ao narcotráfico, haviam convidado o grupo para trabalhar para seu bando, com pagamento de 1 mil dólares quinzenais. Ao rejeitarem a proposta, os imigrantes foram atacados pelos traficantes a tiros.

O equatoriano, aparentemente única testemunha do crime, indicou membros do cartel dos Zetas como responsáveis pelas mortes. Ele recebeu proteção do Ministério Público. Los Zetas são soldados desertores do exército mexicano que foram recrutados pelo narcotráfico.

Veja a nota divulgada pelo Itamaraty

Chacina de San Fernando

O corpo do brasileiro Juliard Aires Fernandes, de 20 anos, natural de Minas Gerais, foi identificado entre as vítimas da chacina ocorrida no último dia 22, na localidade de San Fernando, no México.

Foram igualmente encontrados pelas autoridades locais os documentos de Hermínio Cardoso dos Santos, de 24 anos, também natural de Minas Gerais. Seu corpo, entretanto, ainda não foi identificado. Os legistas continuam trabalhando para estabelecer a identidade de todas as vítimas.

O Itamaraty já fez contato com as famílias dos dois jovens.

Confira no mapa o local onde os corpos foram encontrados:


Visualizar Massacre com morte de 72 pessoas no México em um mapa maior

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.