| 17/01/2008 22h39min
Apesar dos alertas da Secretária de Saúde do Distrito Federal, muitas pessoas que já haviam se imunizado contra a febre amarela voltaram aos postos de saúde para receber uma segunda dose. Para tentar garantir uma melhor imunização, algumas pessoas ignoraram os alertas e exageraram, informa o site G1. Uma senhora e um jovem de 20 anos resolveram tomar duas doses de vacina, com intervalo de um ou dois dias entre cada uma, para "assegurar a eficácia".
Como resultado da superdosagem, o jovem acabou internado com hepatite e a senhora foi atendida na emergência de um hospital com choque anafilático. De acordo com o subsecretário de Atenção à Saúde do DF, Joaquim de Barros Neto, quem toma doses seguidas da vacina corre o risco de ter efeitos colaterais graves, que vão desde intoxicação até à reação anafilática:
? É um mito irreal, fantasioso. A vacina cobre efetivamente por 10 anos. São 10 anos que você estará efetivamente protegido, podendo ir para qualquer área endêmica.
Não se deve vacinar a
pessoa que ainda está sob o período de cobertura vacinal.
Nesta quinta-feira, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, relembrou: quem for para áreas de risco e ainda não foi imunizado deve tomar a vacina 10 dias antes de viajar.
? É importante que as pessoas que vão viajar no Carnaval para regiões de risco estejam protegidas ? alertou.
A previsão do governo do DF era de que 240 mil pessoas se vacinassem, mas mais de 1,2 milhão de pessoas já receberam a vacina.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.