| 16/10/2010 06h40min
Compartilhar
Tweet
Nos últimos 15 dias, cerca de 80 boletins de ocorrência e chamados de ajuda foram registrados pelas polícias Civil e Militar na Grande Florianópolis. Boa parte deles, resultado de furtos, roubos e assaltos. As autoridades reconhecem este período como o mais violento do ano até agora.
Em 43 dias, pelo menos 56 estabelecimentos comerciais foram atacados. Em quase todos os casos, quadrilhas chegaram com armas de fogo. Nem as câmeras de segurança intimidam as ações.
Um mapeamento da Polícia Militar deve colocar em prática, até o começo de novembro, um remanejanento de efetivo em busca de mais segurança nos bairros mais violentos. De acordo com o coronel Anselmo Souza, chefe da Comunicação Social, o levantamento está sendo feito pela Agência Central de Inteligência da PM, junto com a Polícia Civil. Ainda não existem datas para a operação começar.
— Quando o levantamento for concluído, haverá remanejamento de efetivo para áreas onde os registros aumentaram. Ainda não definidas. Esta ação é independende da operação Veraneio — garantiu.
Um dos casos mais graves foi na quinta-feira, onde pai e filho foram baleados durante tentativa de assalto no bairro Roçado, em São José. Paulo Roberto Castanheiro, 24 anos, passa bem. O pai, Rui José Castanheiro, 50, está em observação. Uma cirurgia poderá ser feita para a retirada da bala.
Medo é a palavra mais repetida na rua onde o crime aconteceu. O assunto é evitado e os vizinhos se escondem entre grades. Desde que ouviu os tiros, uma senhora sente o coração acelerado.
— Nunca tinha visto uma cena de terror ao vivo. Não vivo mais com tranquilidade.
Algumas ocorrências em outubro
Dia 4: dois homens assaltaram um estabelecimento comercial na avenida Beira-mar Norte, na Capital. A Polícia Militar perseguiu os bandidos, que fugiram para o mangue, onde tentaram se esconder.
Dia 6: orientados por uma funcionária, quatro homens invadiram um restaurante em Biguaçu. Eles foram presos. O assalto foi planejado por um homem que está preso em Florianópolis.
Dia 9: um empresário morreu baleado na banca de revistas localizada dentro do estacionamento do Centro Comercial Camelão, em Campinas, São José. A suspeita é de assalto.
Dia 11: uma quadrilha do Rio de Janeiro que invadiu seis apartamentos na Capital foi presa pelo Bope, no Sul da Ilha. Cinco homens armados assaltaram o Restaurante Delícias do Mar, na Capital. Um restaurante oriental na Trindade e uma padaria no Cacupé foram assaltados pelo menos grupo.
Nesta semana, polícia prendeu por acaso quadrilha do RJ que praticou arrastão em edifícios em Florianópolis. Clique e veja mais fotos
Foto:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.