Geral | 28/06/2009 15h16min
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, acaba de confirmar, em entrevista coletiva transmitida pela TV, o primeiro caso de morte no Brasil em decorrência da Gripe A. O paciente é Vanderlei Vial, 29 anos, que morreu no hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo. Ao fazer o anúncio, Temporão lamentou "profundamente" a morte do do brasileiro.
Ele explicou que o caminhoneiro foi contaminado na Argentina, e começou a demonstrar os sintomas da doença ainda lá, por volta do dia 15 de junho. Ele foi internado em Passo Fundo no dia 22 e faleceu hoje pela manhã.
O ministro explicou que o aumento de casos da Gripe A era esperada, já que já se contam 112 países afetados pela pandemia, com destaque para Estados Unidos, México, Canadá, Chile, Argentina e Reino Unido. O período de férias foi apontado com um fator de ampliação da população afetada pela gripe, assim como o início do inverno no hemisfério sul.
Temporão reafirmou que , no Brasil, a incidência de
Gripe A é limitada e não
sustentada — 75% dos casos são de pacientes que trouxeram a doença de outros países. Também destacou que praticamente todos os 627 casos registrados no Brasil não são graves - além do óbito em Passo Fundo, haveria apenas mais um caso com risco de morte.
Durante a coletiva, Temporão assegurou que todas as providências estão sendo tomadas para conter o avanço da pandemia no Brasil, mas pediu as pessoas que apresentarem sintomas como febre alta (acima de 38ºC), dores no corpo, tosse e dificuldades respiratórias, especialmente as que tiveram contato com indivíduos confirmadamente contaminados pela Gripe A, a procurarem seus médicos ou o serviço de saúde.
Saiba mais sobre a gripe A (H1N1) em especial
Saiba mais sobre a pandemia da gripe A:
ZERO HORA
O ministro José Gomes Temporão explicou que o aumento de casos da Gripe A era esperada
Foto:
Valter Campanato, ABr
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.