Geral | 25/06/2009 08h58min
A Secretaria Estadual da Saúde montou nova estratégia de atendimento a pacientes da gripe A depois da confirmação de mais casos no Rio Grande do Sul. Ao todo, já são 37 confirmados. São 19 novos casos, sendo 17 em São Gabriel. O secretário da Saúde Osmar Terra participou de reunião à noite passada com representantes de hospitais de Porto Alegre.
Ficou acertado que o atendimento a pacientes com gripe não será centralizado no Hospital Conceição. Outras instituições também vão ajudar. Osmar Terra destaca que em caso de suspeita de gripe, o paciente deve procurar primeiro um posto de saúde:
— Se a pessoa não está em estado grave, não se caracteriza emergência, o posto de saúde tem condições de orientar, fazer o diagnóstico. Em segundo lugar, sendo encaminhado ao hospital, a intenção é de que todos os hospitais façam o atendimento para a gripe.
O Hospital Conceição vai instalar um container para casos suspeitos de gripe, com médicos 24 horas por dia. Segundo a superintendente da instituição, Jussara Cony, o objetivo é garantir mais isolamento no atendimento desses pacientes:
— Para que a gente evite a circulação de possíveis contaminados junto à emergência do Hospital Conceição.
Entre os pacientes confirmados de gripe no Rio Grande do Sul,
dois estão em estado grave — uma menina de 14 anos
moradora de São Gabriel e um caminhoneiro que está hospitalizado em Passo Fundo. Os dois contraíram a doença na Argentina.
Mais informações sobre a doença no site
Veja como a doença pode entrar no RS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.