| 26/04/2009 12h16min
O relógio bate 18h e os congestionamentos se multiplicam em Porto Alegre. Em um local específico, a Rua Vicente da Fontoura, no bairro Petrópolis, o acesso fica quase impossibilitado para quem trafega pela Rua Passo da Pátria. A situação dura até as 19h30min. Quem explica a situação é o professor titular do Instituto de Física da UFRGS José Roberto Iglesias, que mora na região.
— A Rua Passo da Pátria é mão dupla. Quem vem pela Passo da Pátria e tem que entrar na Vicente da Fontoura, que é prioritária, encontra o trânsito completamente trancado nas horas de maior movimento e tem que esperar que algum motorista atencioso ceda a passagem para poder entrar na rua.
Fora desse horário, o problema é a alta velocidade dos carros que transitam pela Vicente da Fontoura. Novamente, o motorista que está na Passo da Pátria passa por dificuldade para entrar na
Vicente. Acidentes já ocorreram por
causa disso, segundo Iglesias.
— Os motoristas descem a Vicente a velocidades bem superiores ao máximo permitido, tornando impossível entrar na Vicente ou, no caso dos pedestres, atravessar. Por causa disso já tem acontecido acidentes nesse cruzamento.
Iglesias sugere a instalação de um semáforo. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foi informada do problema. A colocação de sinaleira na área foi descartada porque a Passo da Pátria "não apresenta volume veicular tal que justifique a viabilização de semaforização da interseção com a Rua Vicente da Fontoura". A orientação é para "procurar horários e rotas alternativos".
Veja mais matérias do Pelas Ruas:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.