| 07/04/2009 18h47min
O usuários do transporte coletivo da Terceiro Perimetral, próximo a Avenida Assis Brasil estão incomodados com as más condições de conservação do Viaduto José Eduardo Utzig. O local é alvo constante de pichação e de depredação. Os elevadores são utilizados como banheiro e não é raro os passageiros avançarem os andares sufocados pelo mau cheiro de urina.
A escada rolante estragada fez com que o vigilante Luis Fernando Azeredo, 42 anos, optasse pelo elevador para subir até o primeiro andar com o filho de seis anos. Os dois ficaram chocados com o estado do equipamento:
— Entrei e a porta logo se fechou. Não dava mais tempo de sair. Meu filho, apavorado, e reclamando do mau cheiro, olhava para todos os cantos do elevador, impressionado com a podridão do elevador.
O estado de conservação de todo o viaduto chama a
atenção de Luis Fernando.
— Eu já tinha
passado por aqui outras vezes e observava apenas a pichação do lado de fora do elevador. Nunca tinha entrado. Não imaginava o estado que estava por dentro. Acho que desde que foi inaugurado o terminal nunca foi limpo. A gente não pode se encostar na parada de ônibus que a roupa fica toda suja.
De acordo com o gerente de sinalização viária e mobiliário urbano da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Jorge Brino, confirma que os elevadores são usados como banheiros públicos. Segundo ele, uma equipe de limpeza do DMLU no local. Brino explica que o papel de tentar coibir esses atos de vandalismo é da Brigada Militar e da Guarda Municipal.
— Isso começou há três meses. Nunca pegamos ninguém em flagrante, mas não há muito o que possa ser feito em termos de fiscalização. O que é preciso é que as pessoas tenham educação e cultura.
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) afirma que o viaduto está na fila dos quatro locais restantes
para a aplicação da tinta
anti-pichação. Ao todo, oito viadutos já receberam a tinta, que falta ser aplicada em outro quatro.
Confira outras matérias do Pelas Ruas:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.