| 25/03/2009 13h02min
A imagem da cantora Elis Regina deu mais um passo para se eternizar no cotidiano dos porto-alegrenses. Na manhã desta quarta-feira, foi concluída a instalação do monumento à artista gaúcha. Pronta há mais de um ano, a estátua será inaugurada oficialmente nesta quinta-feira na Usina do Gasômetro, na Capital, depois de um longo período de indefinições sobre o local que abrigaria a homenagem.
Trabalhadores de uma empresa terceirizada aproveitaram o dia de hoje para dar os últimos retoques no monumento. A estátua de Elis foi afixada em um disco de vinil de granito, que servirá de base para o monumento. Na estrutura, foram desenhadas 27 estrelas, que represetam todos os Estados do país. O espaço também abriga um banco para que as pessoas possam tirar fotos ao lado da cantora.
— Essa obra tem uma característica muito peculiar. Ela é
uma estátua de convívio, pois está no
mesmo nível das pessoas que passam pelo local. Não há pedestal, pelo contrário, o monumento está lá para interagir com a comunidade de Porto Alegre — afirma Luiz Coronel, curador do projeto.
Com um sorriso no rosto e o braço apontando para o futuro teatro que também levará o seu nome, a estátua de Elis é esculpida em bronze e tem 1m65cm. O monumento é uma doação da Companhia Zaffari.
A discussão envolvendo o destino da homenagem se arrastou por vários meses. A ideia inicial era levar o monumento para a Vila do IAPI, no bairro Passo da Areia, local onde a estrela viveu antes de seguir a carreira no centro do país. As câmeras de segurança e os guardas do Gasômetro pesaram na decisão, mas, segundo Caco Coelho, diretor da Usina, outros fatores também contribuíram para a escolha do local.
— A Elis é um símbolo da arte gaúcha e o Gasômetro representa um das principais referências da cultura de Porto Alegre. Nada mais justo que o monumento vir para cá.
Além disso, os fãs da cantora terão o
privilégio de tirar fotos ao lado da estátua com o pôr-do-sol do Guaíba ao fundo — destaca.
Confira imagens das preparações para inauguração da estátua:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.