| 23/03/2009 17h04min
Na quinta-feira, dia 26, às 17h, será inaugurada na Usina do Gasômetro a estátua da cantora Elis Regina. O monumento, feito todo de bronze, está pronto há mais de um ano e meio, mas devido às divergências em relação ao local, a instalação só será concluída na quarta-feira, dia 25.
A imagem de 1,65m, que será colocada próxima ao futuro teatro que também levará o nome da artista, mostra uma Elis Regina feliz sobre um disco de vinil. Segundo o curador do projeto, Luiz Coronel, a escultura não se trata de uma obra expressionista, mas sim de uma arte ingênua e popular.
Confira imagens das preparações para inauguração da estátua:
Sobre o debate de onde a estátua seria instalada, Coronel defende
que a escolha pelo Gasômetro foi uma decisão acertada, já que na Vila IAPI, local onde a cantora gaúcha viveu antes de se transferir para o centro do país, não haveria segurança necessária:
— No Gasômetro há câmeras de segurança e guardas do próprio local para cuidar a obra — declara.
O diretor do Gasômetro, Caco Coelho, afirma que, mesmo não sendo o lugar de nascimento da cantora, o local é uma referência para os portoalegrenses e, por isso, é o local mais adequado para receber a obra:
— A Elis também é um símbolo dos gaúchos. E tudo isso está sendo feito para que ela fique mais próxima da gente.
O monumento é uma doação da Companhia Zaffari.
Veja outras matérias do Pelas Ruas:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.