| 01/02/2009 23h07min
Os três policiais e o soldado colombianos libertados neste domingo pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) chegaram à cidade de Villavicencio, onde foram aclamados por uma multidão emocionada que levava flores brancas e agitava lenços da mesma cor. No aeroporto de Villavicencio, a 120 quilômetros de Bogotá, os libertados foram recebidos por uma delegação da Cruz Vermelha, membros da organização Colombianos pela Paz e pelo Comissário de Paz do país, Luis Carlos Restrepo.
Os libertados são o soldado do Exército William Giovanny Domínguez Castro e os policiais Walter José Lozano Guarnizo, Alexis Torres Zapata e Juan Fernando Galícia Uribe.
Do aeroporto Vanguardia eles foram levados à base aérea
de Apiá, de onde partirão rumo a Bogotá esta mesma noite.
— Desde o dia 21 de dezembro até o dia de hoje estivemos caminhando. O mais duro foram os cordões de pressão do Exército, sofríamos todos os dias a pressão do Exército — disse emocionado o policial Juan Fernando Galícia Uribe, de 27 anos e pai de dois filhos.
Ansiosos por se encontrar com seus entes queridos e desconcertados, todos eles agradeceram aos meios de comunicação seu apoio e especialmente ao movimento Colombianos pela Paz e a sua líder, a senadora opositora Piedad Córdoba, que intermediou com as Farc para conseguir estas libertações. Córdoba apareceu perante as câmaras rodeada dos quatro libertados, que posaram felizes e emocionados.
— Graças à doutora Córdoba e aos intelectuais, temos que lutar por todos os companheiros, temos que resgatá-los — disse o patrulheiro da Polícia Walter José Lozano Guarnizo, de 35 anos e original de Ibagué, capital do departamento de Tolima (centro).
Os três policiais foram
entregues a responsáveis deste corpo de segurança do Estado, enquanto o militar a um oficial do Exército, que lhes acompanhará até Bogotá, onde serão submetidos a uma exaustiva revisão médica.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.