| 31/01/2009 01h56min
O ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, confirmou que neste sábado entrarão os helicópteros brasileiros não armados em território colombiano e no domingo acontecerá a primeira entrega de reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) entregou ao governo colombiano as coordenadas do local onde serão libertados três policiais e um militar pela Farc.
— Esse é o cronograma que acordamos, já foi definida a área do primeiro caso, amanhã definiremos a área do segundo caso e na segunda-feira definiremos a área do terceiro caso — afirmou.
Santos se reuniu nesta sexta-feira em seu escritório com o chefe da delegação do CICV na Colômbia, Christophe Beney, e se comprometeu a retirar as tropas temporariamente para permitir a entrada da missão humanitária que sai do Brasil. Santos assegurou que a cessação de operações militares vai vigorar por 36 horas em uma ampla área do departamento (Estado) colombiano de
Caquetá e os libertados
serão levados à cidade de Villavicencio, ao leste de Bogotá.
— Todos os detalhes já foram estipulados entre o CICV, o Ministério da Defesa e os comandantes militares — disse o ministro.
Segundo ele, na libertação dos seis reféns das Farc será usado o mesmo procedimento do ano passado, quando foi conseguida a soltura de outros seis sequestrados. A operação, que no total dará a liberdade a dois políticos, três policiais e um militar colombianos, começou com a partida de uma missão humanitária para o Brasil, de onde sairão os helicópteros que serão usados para receber os reféns na floresta da Colômbia.
O grupo de libertados é formado pelo ex-governador Alan Jara, sequestrado em 2001; o ex-deputado regional de Valle del Cauca Sigifredo López, retido desde 2002; e quatro soldados, cujos nomes não foram divulgados.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.