| 01/02/2009 01h15min
Os policiais Walter José Lozano Guarnizo, Alexis Torres Zapata e Juan Fernando Galicio Uribe, assim como o soldado William Giovanny Domínguez Castro, são os membros das forças da ordem colombianas que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) libertarão nas próximas horas, segundo o canal o Canal Um, da televisão colombiana.
A senadora colombiana Piedad Córdoba, atribuída pelas Farc como encarregada de coordenar a missão humanitária para a libertação, insistiu nos últimos dias em que não iam ser divulgados os nomes.
Nos mesmos termos se expressou hoje o porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha na Colômbia, Yves Heller, que assegurou não conhecer os policiais e o militar.
O agente Walter José Lozano Guiarnizo nasceu em Ibagué, Tolima (centro do país), em 5 de abril de 1973; o também agente Alexis Torres Zapata nasceu em 23 de fevereiro de 1982 em Andaluzia (Valle del Cauca); e o patrulheiro Juan Fernando Galicio Uribe nasceu em
Ituango, Antioquia (norte), em 21 de
maio de 1981.
Os três policiais eram membros da unidade antisequestros (Gaula) e foram capturados pelas Farc quando, por ordem da Promotoria, averiguavam em 9 de junho de 2007 um sequestro da guerrilha.
O sequestro foi realizado em uma estrada entre Paujil e Cartagena del Chairá, no departamento de Caquetá.
Já o soldado profissional do Exército William Giovanni Domínguez Castro foi sequestrado em Florencia, também em Caquetá, em 20 de janeiro de 2007. Seu cativeiro foi confirmado seis meses depois quando se divulgou um vídeo com mensagens de sobrevivência.
Dois helicópteros brasileiros que recolherão os reféns a serem libertados pelas Farc chegaram na noite deste sábado à cidade colombiana de Florencia (sul do país).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.