Notícias

 | 01/02/2009 19h44min

Membro das Farc morreu na operação, diz TV

Aviões colombianos teriam seguido helicópteros brasileiros

Um membro das Farc morreu e outro ficou desaparecido após "enfrentamentos com o exército colombiano" neste domingo durante a operação de resgate dos quatros reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), disse ao canal Telesur Jairo Martínez, um dos comandantes do grupo.

Segundo a jornalista Patricia Villegas da Telesur, canal estatal multinacional com sede na Venezuela, um guerrilheiro de nome "Saúl" morreu e um dos guardas dos reféns desapareceu ou está em poder dos militares colombianos. As informações são do site G1.

A emissora citou ainda que aviões da Colômbia teriam voado junto aos helicópteros brasileiros destacados para o resgate. Segundo Jorge Botero, jornalista que participa da comissão humanitária encarregada de receber os quatro reféns, a operação foi retardada devido à interferência de aviões militares colombianos que seguiram o helicóptero que deveria transportá-los.

Os reféns, disse Botero, deveriam ter sido recebidos pelo resgate às 10h30 (hora local), mas isso só chegou a acontecer por volta das 15h.

Citado pelo site do diário colombiano El Tiempo, o comandante militar colombiano, general Freddy Padilla De León, negou que tenham ocorrido operações militares na área onde aconteceu a entrega dos reféns.

O mesmo veículo cita ainda o comissário de Paz Luis Carlos Restrepo, segundo o qual a Cruz Vermelha não mencionou, nas vezes em que se comunicaram, nada relacionado à suposta ação militar, apenas algum tipo de problema operacional.

As quatro pessoas que estavam sob poder das Forças Revolucionárias Colombianas (Farc) já estão sob os cuidados da equipe humanitária da Cruz Vermelha, confirmou um porta-voz do grupo Colombianos pela Paz, que intermediou o processo.

Os reféns libertados são o soldado do Exército William Giovanny Domínguez Castro, sequestrado em 20 de janeiro de 2007, e os policiais Walter José Lozano Guarnizo, Alexis Torres Zapata e Juan Fernando Galícia Uribe, membros de uma unidade antisequestro e que estavam em poder da guerrilha desde 9 de junho do ano retrasado.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.