| 09/03/2005 13h58min
Como sobreviver às oscilações na cultura do trigo? Esta questão será abordada pela Embrapa Trigo, com sede em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, durante palestra na Expodireto Cotrijal, que acontece no município gaúcho de Não-Me-Toque.
Com o tema "Desafios do trigo no Brasil", o chefe-Geral da unidade, Erivelton Scherer Roman, fará palestra às 14h desta quinta, dia 10 de março. Após a palestra será oferecido um carreteiro de trigo, desenvolvido em pesquisa pela valorização de alimentos à base do cereal.
– Neste momento de crise pela qual a triticultura está passando, com a baixa valorização do mercado e a alta no preço dos insumos, é preciso pensar no posicionamento estratégico do trigo no sistema produtivo – avalia Erivelton Roman.
Segundo ele, apesar da queda nos preços mundiais o trigo ainda é a melhor opção de inverno no sistema de rotação de culturas. Contudo, o dirigente argumenta que "o aumento da produtividade geralmente implica aumento no risco da produção, já que o investimento é maior. Neste sentido, é preciso administrar a produção de maneira equilibrada. Este é o desafio".
As informações são da Embrapa.