| 08/03/2005 14h18min
Além de autoridades, produtores rurais e colaboradores, a abertura da Expodireto Cotrijal 2005, realizada nesta segunda, dia 7, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, contou com a presença das mulheres associadas da Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí, numa alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça, dia 8 de março.
Durante a solenidade de abertura o governador gaúcho, Germano Rigotto fez uma menção ao Dia da Mulher, ressaltando a importância da produtora ruralm que tanto contribui para o crescimento da agricultura. A líder da Cotrijal pelo núcleo de São José do Centro (interior de Não-Me-Toque), Beatriz Diefenthaeler, ressaltou que a mobilização da mulher é muito importante para que ela tenha vez e voz na comunidade rural.
– A mulher no campo representa a força de quem não se limita a ficar em casa e está atenta às necessidades do mundo – enfatiza.
Em sua atividade como líder de núcleo da Cotrijal, Beatriz diz que a cooperativa é uma mão que impulsiona o desenvolvimento do campo, uma vez que promove reuniões e palestras para aprimorar a atividade agrícola.
Apesar de comemorar a efetiva presença da mulher nos eventos realizados pela cooperativa, Beatriz salienta que é preciso incentivar mais a participação da mulher nas decisões importantes para o avanço da agricultura.