| 08/03/2005 13h09min
Destinados exclusivamente para as condições do sul do país, os novos híbridos de milho BM 1201 e BM 1115 são o destaque da Biomatrix nesta edição da Expodireto Cotrijal, que acontece de 7 a 11 de março no Centro Tecnológico de Cotrijal, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. Os híbridos são os dois primeiros com marca própria da Biomatrix, que oferece lista de produtos formada por sementes híbridas de milho e sorgo da marca BRS, da Embrapa.
O BM 1201 é um híbrido simples, precoce, semiduro, amarelo-alaranjado e com alta tolerância às doenças da safra e da safrinha. Foi desenvolvido para as condições dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O BM 1115 é um superprecoce, semiduro, vermelho-alaranjado e com excelente adaptação ao plantio do cedo para toda Região Sul.
Testes realizados em várias localidades da Região Sul mostram que o BM 1201 e o BM 1115 estão entre os melhores híbridos comerciais de sua categoria, com picos de produtividade de 12 a 13 mil quilos por hectare e médias na faixa de 9 mil quilos por hectare. Tanto o BM 1201 quanto o BM 1115 apresentam rápido “dry down”, que proporciona colheita precoce e redução de perdas no campo.
No verão ambos devem ser plantados preferencialmente no período de 15 de setembro até o final de outubro. Mas para melhor se beneficiarem das características e do potencial produtivo desses novos híbridos, os produtores devem semear o BM 1115 no início da primavera e o BM 1201 em seguida, até final de outubro.
A companhia Sementes Biomatrix Ltda, inaugurada em 2003, faz parte do conjunto das Empresas Agroceres – corporação que em 2005 completa 60 anos de atividade atuando em diversos segmentos do agronegócio. Com base operacional localizada em Patos de Minas (MG), a Biomatrix mantém parceria com a Embrapa, com quem estabeleceu contrato de licenciamento da marca BRS.