| 01/09/2010 21h24min
Siga informações do Grêmio no twitter
Tweet
Com novo capitão - já que a braçadeira passou de Souza para Rochemback na noite desta quarta - o Grêmio venceu o Guarani por 1 a 0 no Estádio Olímpico, pela 18ª rodada do Brasileirão. O gol foi de Jonas, no primeiro tempo.
Com o resultado positivo, o Grêmio sai da zona de rebaixamento, agora em 16º, com 19 pontos. Já o Guarani está em 11º, com 23 pontos.
>>Confira os principais lances do jogo
Jonas marca contra clube onde começou a carreira
Jogando em casa, com o apoio do torcedor, o Grêmio teve mais posse de bola e uma boa troca de passes no primeiro tempo. O Guarani teve poucas chances de ataque e, dentro das que teve, o Tricolor acertou uma, com Jonas. O atacante abriu o placar contra o clube onde começou a carreira e não comemorou. No intervalo, deixou o campo emocionado, sem conseguir comentar o gol para a imprensa.
Aos 16 minutos, Jonas teve a primeira chance. Tabelou com Douglas e chutou de dentro da grande área para a defesa do goleiro Émerson. Aos 24, ele completou para o fundo das redes, de cabeça. Fábio Santos acertou um bom cruzamento e o atacante não desperdiçou.
Aos 27 minutos, em lançamento para a área gremista, o atacante Rômulo desviou de cabeça, para fora, sem perigo para Victor. Dois minutos depois, um susto para os gremistas. Rodrigo Heffner cruzou da direita e a bola foi em direção ao gol, passando pelo camisa 1 tricolor e parando na trave direita dele.
Borges perdeu uma excelente chance de ampliar a vantagem na etapa inicial após uma boa jogada de ataque. Ele recebeu livre, perto da grande área, tentou encobrir o goleiro, mas o chute foi para fora, fazendo a torcida tricolor levar as mãos à cabeça.
Aos 40 minutos, o capitão Rochemback cobrou uma falta frontal com força, a bola passou perto do travessão e foi para fora.
Segundo tempo para segurar o placar
O Guarani voltou disposto a incomodar o Grêmio. Logo no primeiro minuto, em um contra-ataque, Mazola passou para Mário Lúcio, que driblou Vilson dentro da área e concluiu. A bola desviou na defesa e foi para escanteio. Aos seis, o Guarani chegou com mais força. Baiano, que entrou no lugar de Maykon, recebeu no lado esquerdo, chutou cruzado e Victor tirou com uma das mãos para a linha de fundo.
Tentando voltar a jogar o futebol do primeiro tempo, o Grêmio foi ao ataque e Souza arriscou um chute de fora da área, com força, mas a bola foi para fora, aos nove minutos. Aos 14, Gabriel avançou bem e centrou rasteiro para Jonas. O atacante chutou fraco, nas mãos do goleiro.
Perto dos 20 minutos, Vagner Mancini fez mais uma substituição. Tirou Rômulo e colocou Ricardo Xavier no ataque. Já no Grêmio, Renato fez a primeira troca, com Leandro no lugar de Douglas.
O Guarani emendou escanteios, mas não aproveitou. O Grêmio, por sua vez, com menos fôlego que no primeiro tempo, tentava achar espaços. Aos 21 minutos, Leandro pegou uma sobra de bola, de fora da área, e arriscou para o gol, mas foi para fora.
Aos 28 minutos, o Ricardo Xavier marcou um gol para o Guarani. Mas a arbitragem anulou por impedimento. A torcida do Grêmio respirou. A jogada começou com Baiano, que mandou uma bomba e Victor conseguiu espalmar, bem colocado. No rebote, Ricardo Xavier concluiu em posição irregular.
Depois do lance, Apodi entrou no Guarani no lugar de Rodrigo Heffner e, no Grêmio, Borges saiu e entrou André Lima.
O jogo seguia e Renato se revoltava a cada erro do Grêmio dentro de campo, chegando a chutar um dos microfones da lateral do gramado, que teve que ser consertado. Souza não foi feliz nas cobranças de falta e de escanteios, até que acabou sento substituído por Neuton, aos 39 minutos. Com três zagueiros, a equipe tentou segurar a vitória até o fim.
O Guarani continuou ameaçando. Aos 40, Mazola arrancou em velocidade e chutou cruzado da pequena área pelo lado esquerdo. Victor fez grande defesa caindo no chão e pegando com uma das mãos.
Os gremistas contavam os minutos e os segundos no relógio. Aos 48, Fábio Santos recebeu no ataque e chutou com força, mas Émerson defendeu. O Tricolor conseguiu manter o resultado até o apito final, com sofrimento no segundo tempo.
Na próxima rodada, o adversário do Grêmio será o Botafogo, no Rio de Janeiro. O Guarani vai jogar contra o Fluminense, fora de casa.
Campeonato Brasileiro, 18ª rodada, 1/09/2010. Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS). Horário: 19h30min. Árbitro: Wagner Reway (MT), auxiliado por Paulo Cesar Silva Faria (MT) e Fabio Rodrigo Rubinho (MT). Gols: Jonas, aos 24min do 1º tempo (Grêmio). Cartões amarelos: Gabriel, Rochemback e Fábio Santos (Grêmio); Rodrigo Heffner, Fabão e Mário Lúcio (Guarani). Público: 30.063 (com 26.419 pagantes). Renda: R$ 400.633. |
|
GRÊMIO (1) | GUARANI (0) |
---|---|
Victor; Gabriel, Vilson, Rafael Marques e Fábio Santos; Adilson, Fábio Rochemback, Souza (Neuton) e Douglas (Leandro); Jonas e Borges (André Lima). | Emerson; Rodrigo Heffner (Apodi), Fabão, Ailson e Márcio Careca; Maykon (Baiano), Renan, Paulo Roberto e Mário Lúcio; Rômulo (Ricardo Xavier) e Mazola. |
Técnico: Renato. | Técnico: Vagner Mancini. |