| 31/08/2010 20h14min
Em tom bem-humorado, mas falando sobre um assunto sério, o técnico Renato explicou na tarde desta terça, após o treino do Olímpico, como estipula as regras no vestiário e como os jogadores recebem esse tipo de ordem. Desde que chegou, o treinador indicou que não daria espaço ao mau comportamento, e vem seguindo isso à risca. Uma das regras que ele já divulgou é a do peso. O jogador que se passar na balança, paga R$ 500 por quilo a mais.
– Regras normais, regras nossas. No trabalho de vocês (imprensa), também tem regras, aqui não é diferente. Se eu não impuser regras, não precisa de chefe, porque eles tomam conta – disse Renato, que completou: – E dá para tirar fácil o dinheiro deles, porque ganham bem... Se o dinheiro viesse para meu bolso, até teria aumentado as multas já – acrescentou ele, sorrindo.
O treinador disse que todos os jogadores estão seguindo as regras que são impostas por ele. Quando chegou ao Grêmio, encontrou o vestiário em uma situação bastante complicada.
– As regras não são boas para mim, são boas para eles. Tem que ser dessa forma. Eu não peço a opinião deles quando eu dito regras, é determinada para quem quiser seguir, e todos estão seguindo – destacou.
Questionado se o vestiário o assustou quando chegou ao clube, ele foi direto:
– Assustou muito, muito, muito... Mas eu já falei que rapidinho o Grêmio iria para seu lugar. Eu vi como estava e sei como está hoje. Por isso eu posso dizer que o Grêmio vai melhorar – comentou.
As regras funcionam como a que foi estipulada para os jogadores que aparecerem acima do peso. Para cada atitude de indisciplina, há multas de valores variados. O dinheiro é depositado em uma "caixinha" e, a cada dois ou três meses, esse dinheiro arrecadado é retirado e os jogadores decidem o que fazem com ele.
– Ela (a caixinha) encheu, mas eles (jogadores) se deram conta e estão andando na linha. Eu não gosto de multar ninguém, mas agora está dando pouco dinheiro, estou até triste (risos). Se a caixinha estivesse cheia seria sinal de que as coisas estariam andando para o lado errado – disse.
Dependendo da expulsão, o jogador também pode ser multado. Desde que Renato chegou ao Grêmio, nenhum jogador levou vermelho. O técnico julga a importância de cada cartão.
– O jogador que é expulso é julgado por mim. Se eu achar que foi injusto eu não multo, mas se ele mereceu a expulsão terá que pagar. O valor é um pouquinho maior que R$ 500. Se vencer com 11 já é difícil, imagina com 10 – explicou.
É dessa maneira que Renato tenta colocar o grupo na linha. Ele já falou mais de uma vez durante suas entrevistas que está feliz com a resposta dos jogadores, e que dentro de campo também tem notado um bom crescimento.
– Eu estou bastante satisfeito com o grupo, quem joga tem se entregado – destacou.
Siga informações do Grêmio no twitter
TweetPróximo jogo, 1º/09
Brasileirão: Grêmio x Guarani
Local: Estádio Olímpico
Horário: 19h30min