| 10/08/2010 17h17min
Agora é oficial. Renato Gaúcho desembarca na capital gaúcha na quinta-feira e será apresentado oficialmente como novo técnico do Grêmio. O ídolo da torcida tricolor chega para substituir Silas, demitido após a derrota diante do Fluminense, que manteve o time na zona de rebaixamento do Brasileirão.
Ao lado do presidente Duda Kroeff na entrevista coletiva que marcou o anúncio do novo treinador, estavam Alberto Guerra, que entra no lugar de Luiz Onofre Meira, e Rui Costa, que também trabalhará no departamento de futebol.
Durante a entrevista, Kroeff caracterizou esta contratação como histórica:
– Me causa uma alegria muito grande ser o presidente do Grêmio nesse momento. O que interessa é ser o que o Renato vai fazer para tirar o Grêmio dessa situação, mas o Renato é um ídolo e eu realmente fico muito feliz por esse momento histórico.
O dirigente acredita que Renato Gaúcho é o nome certo para reerguer o Grêmio no Brasileirão. O dirigente também pediu apoio da torcida neste momento de transição.
– É o momento do gremista de verdade. O Grêmio é muito grande, a torcida é muito apaixonada, mas na hora ruim a pressão acaba empurrando para baixo, então temos que tomar todos os cuidados, têm que reagir, e o Renato é o cara para isso. A torcida nesse momento é importantíssima – afirma.
Mesmo chegando no dia do jogo contra o Goiás, Renato faz questão de ficar na casamata. Como empatou em 1 a 1 fora de casa, o Tricolor pode até empatar por 0 a 0 para se classificar. No entanto, todo o cuidado é pouco. Por isto, o novo treinador já vai trabalhar no primeiro dia:
– A gente precisava de um treinador com pulso no vestiário e uma capacidade de trabalho interessante, que entendemos ser a melhor. E ele nesse momento preenchia todas essas condições – disse Duda Kroeff.
No ano passado, quando Celso Roth deixou o comando do time, Renato Gaúcho também teve seu nome especulado para treinar o Tricolor. Os dirigentes entenderam que ele não era o noma mais indicado para aquele momento:
– Na saída do Celso, o Renato foi cogitado. Fui a favor, mas o Meira e o Krieger acharam que não era o momento e achamos que teria que vir o Autuori. Eu acho que o Renato acrescenta uma liderança diferente. E nesse momento é necessário. O Silas era mais brando, de mais conversa. O Renato vai dialogar também, mas ele é mais forte. E ao mesmo tempo ele é amigo e carismático, ele tem um jeito que me agrada muito – disse Kroeff.
O presidente disse que no intervalo da partida contra o Fluminense, já pensava em contratar Renato.O Grêmio ainda deve dinheiro para o novo treinador desde os tempos em que ele atuava dentro das quatro linhas. Mas isto não será problema, garante Duda Kroeff:
– Ela vem sendo paga desde que eu assumi, ele tem recebido, tem diminuído a dívida, está perto do fim, mas não tem nada a ver, ele mesmo fez questão de não colocar isso no seu contrato com o Grêmio.
O mandatário do clube revelou o que disse Renato após o acerto com o Grêmio:
– O que ele disse para mim foi um muito obrigado por realizar meu sonho.
>> Assista ao jogo Grêmio x Goiás no bar
>> Assista ao jogo Grêmio x Goiás pela TV
Confira detalhes sobre a carreira de Renato como jogador e técnico: