| 15/07/2010 19h27min
Será muito difícil que o desejo do presidente Duda Kroeff se concretize. O atual mandatário gremista já manifestou-se no sentido de que gostaria que houvesse uma chapa única na eleição para a renovação do Conselho Deliberativo do Grêmio. No entanto, a oposição pretende lançar 150 nomes no pleito que será realizado no dia 11 de setembro e praticamente descarta um consenso:
– Nós achamos muito difícil, quase utópica esta possibilidade. Embora não tenhamos fechado as portas, temos algumas premissas mínimas, entre as quais que nós queremos uma renovação efetiva do conselho. A ideia de uma composição quase totalmente nova do Conselho encontraria muita dificuldade na situação. A nova composição do Conselho teria que privilegiar a renovação – disse Milton Camargo, presidente do Movimento Grêmio Independente.
Além do MGI, Grêmio Novo, Grêmio Sem Fronteiras e Grêmio Democrático formam o grupo de oposição ao presidente Duda Kroeff. Do lado da situação, estão os movimentos Grêmio Acima de Tudo, Imortal, Unido, Sempre, Núcleo de Mulheres Gremistas e Menino Deus.
Cada chapa que pretende concorrer às eleições para a renovação do Conselho Deliberativo do Grêmio terá que apresentar 150 nomes para apreciação juntos aos sócios. A cláusula de barreira é de 30%. Se duas chapas forem lançadas, uma conseguir 60% dos votos e a outra 40%, as duas colocam conselheiros proporcionalmente ao número de votos que receberam no pleito.
Se uma chapa faz 80% e a outra 20%, a que fez 80% tem o direito de colocar todos os 150 nomes no Conselho Deliberativo gremista.
O presidente do Movimento Grêmio Novo garantiu ainda que a oposição lançará um candidato próprio à presidência no final do ano. Como situação e o grupo contrário à gestão Duda Kroeff pensam de maneira diferente o futuro do clube, um enfrentamento nas eleições para o cargo máximo da instituição torna-se inevitável:
– O candidato natural do nosso movimento seria o Antônio Vicente Martins, mas o Paulo Odone também está alinhado com a oposição e é um nome respeitado. Mas ainda não surgiu um nome específico. A nossa discussão, no momento, está na composição dos 150 nomes para a formação da chapa.
Além de Odone e Vicente Martins, Milton Camargo citou como possíveis candidatos os conselheiros Homero Belini, Antônio Carlos Maineri, José Simões e Eduardo Antonini.
CLICESPORTES
Paulo Odone é um dos possíveis candidatos da oposição para presidência do Grêmio
Foto:
Tatiana Lopes