| 08/01/2010 22h12min
A julgar pelos primeiros discursos como novo técnico do Avaí, Péricles Chamusca pretende seguir uma filosofia parecida com a que Silas aplicou durantes as duas temporadas em que comandou o Leão. Em entrevista que foi ao ar no programa TVCOM Esportes desta sexta-feira, dia 8, Chamusca refutou a possibilidade de fazer o time jogar em torno de um ou dois jogadores, ressaltando a importância que vê em em treinar uma equipe equilibrada e de futebol coletivo:
— Eu sempre acho importante a gente conseguir uma equipe que não tenha elemento-chave. Essa é uma equipe regular, que vai ter produtividade e não dependerá de um ou outro jogador. A gente sabe que no futebol, em alguns jogos, podem estar dois ou três em um momento bom, e o resto da equipe "carrega". Essa regularidade que é importante. Mas a gente procura trabalhar sem um jogador-chave. Vejo o futebol de forma bem coletiva, envolvendo a parte defensiva, transição, parte ofensiva. Não dá para ter como chave o jogador que é
artilheiro, o goleiro que
fecha o gol. É um fechamento disso tudo, da coletividade, para a equipe produzir.
>>> Veja a entrevista de Chamusca ao TVCOM Esportes
O novo técnico avaiano também pretende utilizar vídeos e ferramentas eletrônicas na preparação da equipe antes dos jogos, moldando a postura que o time entrará em campo de acordo com os adversários:
— Esse é um trabalho que a gente ja vem fazendo há seis anos, e aprofundei bastante nos quatro anos que passei no Japão. Trabalhamos durante toda a semana com informações, montando o treinamento, visando o jogo, já em cima das informações do adversário. A gente também coloca o jogador para participar desse processo: durante a semana, ao longo do trabalho tático, ele tem acesso às informações da parte
tática.
Por fim, Chamusca confirmou a expectativa de utilizar o
mesmo esquema tático utilizado por Silas (3-6-1), pelo menos no início do trabalho à frente do Leão:
— Estamos trabalhando para remontar a equipe depois da valorização e saída de vários jogadores. Vamos manter ao máximo a característica e a qualidade do que foi a temporada 2009. Estamos, a princípio, tentando manter uma base do que foi taticamente a equipe na temporada passada, juntando jogadores com as mesmas características. Na sequência vamos ter uma análise melhor, quando conhecermos melhor os atletas — explicou.