| 11/11/2009 10h27min
Depois de ser surpreendida no primeiro set, a seleção brasileira feminina de vôlei conquistou sua segunda vitória na Copa dos Campeões, em Tóquio, no Japão. Na manhã desta quarta, o Brasil derrotou o Japão por 3 sets a 1, com parciais de 24/26, 25/21, 25/22 e 25/21. A Coreia do Sul é a adversária da equipe brasileira na madrugada desta quinta, a partir das 2h30min (horário de Brasília), e terá transmissão ao vivo do canal SporTV.
Também pela segunda rodada, a República Dominicana venceu a Tailândia por 3 sets a 1 (14/25, 25/20, 25/21 e 28/26), em uma hora e 48 minutos. Em seguida, a Itália precisou de duas horas e sete minutos para superar a Coreia do Sul, de virada, por 3 a 2 (24/26, 24/26, 28/26, 25/19 e 15/9).
Virada japonesa no primeiro set
De acordo com o site da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), a seleção brasileira começou arrasadora, principalmente no bloqueio, com Adenízia, que marcou dois pontos
consecutivos — o ponto inicial veio em um erro de ataque
do Japão. O Brasil chegou ao primeiro tempo técnico com 8/3 após um saque de Sheilla. O time brasileiro ainda abriu a vantagem de oito pontos — 11/3 e 12/4. Nesse momento, as japonesas esboçaram a primeira reação, fazendo quatro pontos seguidos: 12/8. Mas foi no marcador em 14/9 para o Brasil que veio a reação definitiva.
Aproveitando-se dos erros de recepção e de leventamento das brasileiras, o Japão passou à frente: 15/14. Foram dois pontos de bloqueio, dois de contra-ataques e um em erro do Brasil. Daí para a frente, equilíbrio total. Mari colocou a seleção brasileira na frente: 23/22. Depois foi a vez de Sheilla: 24/23. Com duas falhas seguidas do Brasil, o Japão passou à frente, e chegou à vitória por 26/24, após 31 minutos.
Ao todo, no primeiro set, o time brasileiro cedeu cinco pontos em erros para as japonesas, que marcaram 15 pontos em ataque e cinco em bloqueio. Kimura foi a principal pontuadora do Japão, com seis pontos. Mas, quem mais marcou foi Mari, com
sete pontos – quatro em
finalizações, um de bloqueio e dois de saque.
Com Paula Pequeno, virada brasileira no segundo
No segundo set, a situação se inverteu. O Japão fez 3/1 e 4/2. O Brasil chegou ao empate, com destaque para Sheilla. Uma finzalização da oposto brasileira e um bloqueio de Carol Gattaz foram responsáveis pela virada: 7/5. Com o placar em 10/10, as finalizações de Natália e de Mari, e um bloqueio de Adenízia, o time brasileiro chegou ao 13º ponto.
Com erros consecutivos do Brasil, o Japão chegou ao empate, e o técnico José Roberto Guimarães colocou a meio Thaísa e a ponteira Paula Pequeno pela primeira vez na competição. E Paula foi a responsável pela maioria das finalizações, inclusive, pelo ponto da vitória no set: 25/21, em 27 minutos.
Paula Pequeno foi a principal pontuadora da seleção brasileira no segundo set, com seis pontos, seguida por Sheilla, com cinco, e Mari, quatro. O Brasil marcou 17 pontos de
ataque e três de bloqueio, e contou com cinco erros das
adversárias. O time brasileiro cedeu nove pontos para o Japão.
Vitória convincente nos últimos sets
No terceiro set, o Brasil voltou à quadra com as campeãs olímpicas Paula e Thaísa. O técnico Zé Roberto também optou por manter a levantadora Ana Tiemi, que marcou dois pontos, e levou a seleção brasileira ao primeiro técnico em vantagem: 8/7. Com o marcador em 21/16, o set chegou ao empate. O Japão marcou um ponto de bloqueio, dois de ataque e foi beneficiados com dois erros do Brasil. Com 22/22, Paula Pequeno apareceu novamente e marcou os três pontos da vitória: 25/22, após 29 minutos.
No quarto set, o Brasil chegou ao primeiro tempo técnico com 8/5. Mas as japonesas, sempre empurradas pela sua torcida, empataram em 10/10, e ainda assumiram a ponta: 13/10. Com tudo igual em 15 pontos, o bloqueio brasileiro funcionou três vezes consecutivas com Carol Gattaz, duas vezes, e Sheilla. A levantadora Ana Tiemi teve
participação fundamental com bola de segunda e bloqueio. O
Brasil chegou à vitória por 25/21. Thaísa, pelo meio, foi quem marcou o ponto da vitória brasileira.