| 28/10/2009 20h37min
De olho nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, o técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, vai criar em 2010 uma equipe B com jovens jogadoras. Embora tenha deixado claro que não será o treinador na Olimpíada carioca, Zé Roberto já quer começar a preparar o terreno para quem estiver no comando.
— Para os Jogos de Londres-2012 já está tudo bem encaminhado. Com relação a 2016, precisamos começar o trabalho nesse momento, fazendo um levantamento das jogadoras — afirmou Zé Roberto.
Pelos planos do treinador, a seleção B irá treinar no CT de Saquarema ao lado da equipe principal e sob coordenação de Zé Roberto. A princípio um outro técnico comandará o novo grupo, mas, dependendo do calendário, Zé Roberto poderá atuar como treinador.
A criação destes dois elencos também ajudará Zé Roberto a focar mais os treinos da seleção principal depois de uma temporada desgastante, que totalizará sete competições após
a disputa da Copa dos Campeões, em
novembro, no Japão. A equipe A disputará apenas o Grand Prix e o Mundial, enquanto a equipe B viajará para participar de outros torneios como, por exemplo, a Copa Pan-Americana.
— Foi um grande ano até o momento, em que testamos atletas e jogamos mais do que treinamos. Em 2010 será o oposto. Vamos trabalhar mais a parte física e disputar mais amistosos no Brasil. Tudo para chegarmos bem no Mundial, em outubro — disse Zé Roberto.