| 10/11/2009 08h38min
O Brasil bateu a República Dominicana por 3 sets a 0 na madrugada desta terça na estreia na Copa dos Campeões, disputada no Japão. As parciais do jogo foram 25/23, 25/16 e 25/17. Este foi o quarto confronto com a equipe caribenha em 2009. O rival, inclusive, foi o único a derrotar a seleção brasileira na temporada, em duelo na Copa Pan-Americana, nos Estados Unidos. Apesar da vitória, o técnico José Roberto Guimarães ressaltou que o time ainda precisa melhorar para buscar o bicampeonato da Copa dos Campeões.
– A gente não foi bem no jogo. Buscamos um primeiro set quase perdido. O time estava um pouco preso no início. Depois começou a encaixar. O bloqueio, no momento da dificuldade foi decisivo, e o time se soltou. A gente sabia que seria uma partida complicada. Ainda precisamos melhorar – analisou o treinador em entrevista ao canal SporTV.
Para o segundo compromisso, contra o Japão, nesta quarta, o técnico bicampeão olímpico exigirá mais atenção.
– Será uma partida difícil. Durante nosso período de aclimatação, percebi que a seleção japonesa melhorou muito. Fizemos três bons jogos-treinos contra elas. O saque é forte, a recepção é muito boa, assim como o bloqueio – afirmou Zé Roberto.
A capitã e levantadora Dani Lins admitiu que o time brasileiro não começou bem:
– Começamos devagar, e só melhoramos quando o bloqueio e o saque funcionaram – explicou a jogadora.
A central Adenízia acha que a postura mostrada pela equipe brasileira no final do primeiro set tem que ser a mesma diante das japonesas.
– As japonesas conhecem bem nosso estilo de jogo. Mas se jogarmos como hoje, especialmente com a mesma concentração do final do primeiro set, podemos vencer – observou.
O técnico da República Dominicana, o brasileiro Marcos Kwiek, também fez sua análise da partida contra o Brasil:
– Começamos bem o jogo, com um bom saque, mas cometemos alguns erros a partir da metade do primeiro set, que permitiram o Brasil passar à frente. Precisamos manter uma regularidade maior na próxima partida – destacou.