| 09/11/2009 23h20min
A campanha do Avaí do Brasileirão está provando-se de uma solidez impressionante para um time que foi recém-promovido para a Série A. O Leão é o quarto time que menos perdeu no campeonato, empatado com o Atlético-MG, equipe que ainda briga para ser campeã. Ambos foram derrotados em dez oportunidades, com 34 rodadas disputadas.
À frente de Avaí e Atlético-MG, apenas Flamengo (9 derrotas), Palmeiras (8 derrotas) e São Paulo (7 derrotas) perderam menos. Até mesmo equipes que ainda sonham com o título, como o Inter (11 derrotas) e o Cruzeiro (12 derrotas), sofreram mais revezes do que o Leão. Não é só na dificuldade em ser batido, no entanto, que o time catarinense se destaca.
O Avaí tem o quarto ataque mais positivo do Brasileirão, com 53 gols marcados (empatado mais uma vez com o Atlético-MG, e também com o Barueri). Apenas Grêmio (59 gols), Inter e Goiás (ambos com 55 gols) anotaram mais tentos que o Leão. A defesa azurra também provou
ser uma das mais fortes do
campeonato: a baliza defendida por Eduardo Martini, com Augusto, Emerson e Rafael na linha de frente, foi vazada apenas 45 vezes, fazendo do Avaí a sexta equipe que menos tomou gols ao longo do campeonato.
Emerson (à esq.) atuou em 26 partidas do Avaí no Brasileirão, e é um dos destaques da defesa azurra
Foto:
Cleber Mendes/Lancepress